Motorola ThinkPhone é um celular para empresas integrado aos PCs da Lenovo

Com foco no público B2B, lançamento da Motorola traz mais segurança e soluções corporativas; Motorola ThinkPhone tem ficha avançada com o Snapdragon 8+ Gen 1

Bruno Gall De Blasi Felipe Freitas
Por e
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)

Depois dos notebooks ThinkPad, a Lenovo quer levar o sucesso da marca aos celulares. Nesta quinta-feira (5), a Motorola revelou o Motorola ThinkPhone, um smartphone voltado ao mundo corporativo com Snapdragon 8+ Gen 1 e promessa de resistência. O modelo ainda oferece uma camada extra de segurança e se integra diretamente com os computadores da fabricante chinesa.

O novo modelo mergulha de cabeça no mercado B2B

Afinal, por mais que os telefones convencionais da Motorola estejam prontos e sejam utilizados por empresas, este mercado requer algumas soluções mais específicas, como uma proteção mais encorpada para evitar que dados sensíveis sejam expostos.

E é justamente neste caminho que o Motorola ThinkPhone vai seguir, pois traz todo o aparato de segurança da marca e mais um pouco. Parte desse upgrade vem da implementação do Moto KeySafe, um chip para criptografar informações guardadas no dispositivo.

O lançamento engloba outros cuidados procurados por empresas. É o caso do controle de dispositivos, dando liberdade ao setor de TI para administrar o celular.

O deployment pode ser feito via QR Code, NFC ou até mesmo sem intervenções diretas (zero touch) para o funcionário usar o telefone assim ao tirá-lo da caixa, sem precisar de configurações posteriores.

Celular é integrado aos notebooks da Lenovo

Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone e Lenovo ThinkPad (Imagem: Divulgação/Motorola)

A escolha do nome ThinkPhone não é em vão. Por ser um produto voltado para o público corporativo, a Motorola optou por deixá-lo bem próximo de uma linha de computadores bastante conhecida: ThinkPad.

Sim, estou falando daqueles notebooks com o emblemático TrackPoint, como o Lenovo ThinkPad E14.

Tudo isso confere uma integração quase que única entre os dispositivos graças ao Think 2 Think. Através da solução, os usuários conseguem sincronizar a área de transferência do celular e do computador, como acontece entre o iPhone e Mac.

Também é possível transferir arquivos diretamente do smartphone ao notebook com poucos toques e sem depender de cabos.

A integração também aparece nas notificações espelhadas no Windows. Além disso, os aplicativos do telefone podem ser acessados remotamente pelo celular. Você ainda poderá utilizar o smartphone como uma webcam.

Na lateral, também há um botão vermelho. A tecla personalizável pode ser programada para abrir um app, por exemplo, entre outras funções.

Motorola ThinkPhone foca em durabilidade e resistência

Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)

Celulares corporativos são essenciais para manter os negócios em operação. Mas, além das atividades de risco, existem percalços do dia a dia que podem impedir o funcionamento adequado ou esperado do aparelho.

Felizmente, o Motorola ThinkPhone pretende caminhar na posição contrária.

A começar pelcertificação militar (MIL-STD-810H), que garante um nível de resistência superior ao smartphone. O lançamento ainda conta com vidro Gorilla Glass Victus na frente e com certificação IP68 para atestar a proteção contra a água e poeira.

A bateria de 5.000 mAh é outra vantagem: segundo a fabricante, o componente aguenta até 1.200 ciclos de carga. A Motorola também prometeu quatro anos de atualizações de segurança ao smartphone.

Ficha técnica avançada traz Snapdragon 8+ Gen 1

Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)

Essa parafernalha toda é movida por uma ficha técnica avançada liderada pelo Snapdragon 8+ Gen 1. Além disso, os consumidores terão opções com até 8 GB de memória RAM e até 256 GB de armazenamento.

A bateria de 5.000 mAh é compatível com a recarga de 68 watts. Segundo a Motorola, os usuários garantem um dia de carga ao conectar o smartphone na tomada por 15 minutos.

O mesmo carregador também poderá ser usado em notebooks da Lenovo.

Já a tela de 6,6 polegadas tem resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, além da câmera frontal posicionada em um furo no painel pOLED. O Motorola ThinkPhone ainda possui câmera tripla de 50 megapixels.

O celular sai da caixa com Android 13 de fábrica.

O preço e a disponibilidade no Brasil, no entanto, ainda não foram revelados pela Motorola.

Motorola ThinkPhone – ficha técnica

EspecificaçõesMotorola ThinkPhone
TelapOLED de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz
ProcessadorSnapdragon 8+ Gen 1
RAMaté 8 GB
Armazenamentoaté 256 GB
Câmera traseira– principal: 50 megapixels
– ultrawide: 13 megapixels
Câmera frontal32 megapixels
Bateria5.000 mAh, recarga com fio de 68 watts e sem fio de 15 watts
Sistema operacionalAndroid 13
Conectividade2G, 3G, 4G, 5G, Wi-Fi 6E
Dimensões158.76 mm x 74.38 mm x 8.26 mm
Peso188.5 g
CoresCarbon Black
Maiscertificação IP68, certificação MIL-STD-810H, botão lateral extra e tela com Gorilla Glass Victus

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados