Vivo expande cobertura do 5G puro para mais 20 cidades brasileiras

Sinal 5G na frequência de 3,5 GHz foi ativado pela Vivo em cidades na BA, ES, MG, RJ e SP; confira lista de municípios e bairros com cobertura

Lucas Braga
Por
Celular com logo da Vivo
Vivo Móvel (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Vivo anunciou a chegada do 5G puro em novas cidades. A tecnologia, que já estava disponível em todas as capitais brasileiras, começou a ser expandida para cidades grandes, de médio porte ou regiões metropolitanas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

As novas cidades com 5G da Vivo

A expansão do 5G da Vivo ocorreu em partes:

  • em 10 de fevereiro de 2023, o sinal 5G ficou disponível nos municípios de Feira de Santana (BA), Serra (ES), Vila Velha (ES), Guarulhos (SP), Osasco (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belford Roxo (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), São Gonçalo (RJ), Niterói (RJ) e Nova Iguaçu (RJ);
  • em 15 de fevereiro de 2023, o sinal de quinta geração foi ativado nos municípios de Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP) e Duque de Caxias (RJ).

Na ativação, a Vivo utilizou a frequência de 3,5 GHz — ou seja, com uma frequência exclusiva para o 5G. A operadora estima que um download de um arquivo de 1 GB demora aproximadamente 10 segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

Para utilizar o serviço da Vivo, é necessário ter um smartphone 5G que suporte a frequência de 3,5 GHz e estar na área de cobertura. Segundo a operadora, 4,9 milhões de clientes já possuem um aparelho compatível. Não é necessário contratar nenhum pacote adicional ou trocar de plano — qualquer pós-pago, controle, pré-pago, Vivo Easy ou Vivo Empresas está apto a captar o sinal de quinta geração.

Cobertura 5G da Vivo ainda é pequena

A cobertura inicial do 5G é limitada a alguns bairros — confira a lista completa no final da matéria. Mesmo nas capitais, onde o serviço já está disponível desde 2022, o sinal de quinta geração da Vivo não é tão extenso como no 4G.

Torre de telefonia celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Vivo ainda tem poucas antenas com 5G (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

De acordo com a Anatel, a Vivo possui 2.276 antenas 5G na frequência de 3,5 GHz em todo o Brasil. É um número bem menor comparado com a TIM, que possui 3.770 estações. A tele espanhola ainda está à frente da Claro, que computa somente 1.673 antenas na mesma categoria.

Em São Paulo (SP), por exemplo, a Vivo possui 547 estações 5G na frequência de 3,5 GHz. Para efeito comparativo, a operadora tem 1.750 antenas na cidade com sinal 4G.

Lista de novas cidades com 5G e bairros com cobertura

MunicípioBairros com cobertura 5G
Feira de Santana (BA)Baraúna, Capuchinos, Caseb, Centro, Centro Industrial Subaé e Cruzeiro.
Serra (ES)Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.
Vila Velha (ES)Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã, Olaria e Praia da Costa.
Contagem (MG)Cidade Industrial e Jardim Industrial.
Juiz de Fora (MG)Centro, Democrata, Nossa Senhora Aparecida e Residência.
Uberlândia (MG)Centro, Custódio Pereira e Progresso.
Belford Roxo (RJ)Prata.
Campos dos Goytacazes (RJ)Centro, Parque Santo Amaro, Parque São Caetano e Parque Tamandaré.
Duque de Caxias (RJ)Centro, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Parque Duque e Vila Itamarati.
Niterói (RJ)Centro, Icaraí e Ingá.
Nova Iguaçu (RJ)Centro, Jardim Pernambuco e Moquetá.
São Gonçalo (RJ)Brasilândia e Centro.
Campinas (SP)Barão Geraldo, Bosque, Cambuí, Centro, Chácara Primavera, Chácara São Rafael, Cidade Universitária, Jardim Bom Retiro, Jardim Guanabara, Jardim Presidente Wenceslau, Jardim Quarto Centenário, Jardim Santa Genebra, Mansões Santo Antônio, Parque São Quirino, Parque Taquaral, Sitio De Recreio Gramado, Vila Brandina, Vila Itapura e Vila Lemos.
Guarulhos (SP)Centro, Jardim Álamo e Vila Endres.
Osasco (SP)Centro, Presidente Altino e Vila Osasco.
Ribeirão Preto (SP)Alto da Boa Vista, Centro, Jardim Irajá, Jardim Sumaré, Nova Aliança, Vila Ana Maria e Vila Seixas.
São Bernardo do Campo (SP)Centro, Baeta Neves, Jardim do Mar e Jardim Nova Petrópolis.
São José dos Campos (SP)Centro, Jardim das Industrias, Jardim Paulista, Parque Industrial, Parque Residencial Aquarius, Residencial Bosque Dos Ipês, Vila Adyana e Vila Nair.
Santo André (SP)Centro, Jardim, Jardim Bela Vista, Vila Alpina, Vila Bastos, Vila Guiomar e Vila Santa Teresa.
Sorocaba (SP)Centro, Jardim Vergueiro, Parque Tecnologico de Sorocaba e Vila Carvalho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados