Claro expande 5G para 38 cidades, mas tem menos antenas que TIM e Vivo

Sinal de quinta geração da Claro ganhou expansão; confira a lista de municípios com cobertura e descubra o que é preciso para utilizar o 5G

Lucas Braga
Por
Celular da Claro
Claro prepara lançamento do 5G (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Claro anunciou sua primeira expansão de cobertura 5G para cidades que não sejam capitais do estado. Após liberação da frequência pela Anatel em algumas regiões, a operadora anunciou o início da rede de quinta geração em 38 novos municípios de 10 estados brasileiros. Mesmo com a novidade, a tele possui menos antenas 5G que TIM e Vivo.

As novas cidades com 5G da Claro

O 5G da Claro já está presente em todas as capitais brasileiras. Os municípios da lista abaixo foram ativados nesta segunda-feira (30)

EstadoMunicípio com 5G
Espírito SantoSerra
GoiásAparecida de Goiânia
Mato Grosso do SulTrês Lagos
ParáAnanindeua
Castanhal
Vigia
PernambucoJaboatão dos Guararapes
ParanáLondrina
Rio de JaneiroBelford Roxo
Duque de Caxias
Niterói
Nova Iguaçu
São Gonçalo
Rio Grande do SulCaxias do Sul
São PauloAparecida
Bady Bassit
Bauru
Campinas
Carapicuíba
Cubatão
Embu das Artes
Francisco Morato
Guarujá
Guarulhos
Jaguariúna
Jundiaí
Nova Odessa
Osasco
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São José dos Campos
São Vicente
Sorocaba
Taboão da Serra
TocantinsAraguaína

É importante destacar que a cobertura inicial do 5G é pequena, e em algumas cidades pode atingir apenas alguns bairros. A expansão do sinal de quinta geração pela Claro é feita a passos lentos; eu sou cliente da operadora aqui em Belo Horizonte, e a tele evoluiu pouco por aqui.

É possível consultar as áreas atendidas com 5G pela Claro no mapa de cobertura disponibilizado no site da operadora. A empresa diz que o sinal, batizado de 5G+, “avançará com a expansão de forma gradual”.

Claro tem menos antenas 5G que TIM e Vivo

A Claro costuma fazer diversos comerciais exaltando seu serviço 5G, mas a verdade é que a operadora possui uma rede bem menor que suas concorrentes.

Em consulta na Anatel realizada nesta terça-feira (31), a TIM é a operadora com o maior número de estações licenciadas na frequência de 3,5 GHz, com 3.715 antenas em todo o Brasil. A Vivo aparece em seguida, com 1.867 sites, enquanto a Claro ocupa o último lugar, com 1.526 antenas.

O estado de São Paulo conta com o maior número de estações licenciadas, com 2.073 antenas utilizando 5G de 3,5 GHz. A TIM ocupa a liderança com 1.223 sites, seguida por Vivo (542) e Claro (308).

O que precisa para usar o 5G da Claro

Para aproveitar os benefícios da quinta geração, basta ser cliente da operadora e ter um smartphone compatível com 5G na frequência de 3,5 GHz (banda n78). Não é necessário contratar planos específicos para navegar na alta velocidade.

Teste de velocidade com 5G da Claro em Belo Horizonte
Teste de velocidade com 5G da Claro em Belo Horizonte (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Quem quiser utilizar o 5G SA (Standalone), cujo núcleo da rede não depende do 4G, deverá ter um smartphone compatível com o formato, utilizar um chip 5G e contratar um plano pós-pago com franquia de 100 GB ou 200 GB, cujos valores mensais começam a partir de R$ 199,90.

Na minha opinião, não vale o esforço (e o preço) para utilizar o 5G SA: as velocidades de acesso são as mesmas do 5G NSA, mas com menor latência. Nada que faça muita diferença no uso convencional de celular — esse benefício será importante principalmente para aplicações de empresas.

Relacionados