OpenAI revela que bug no ChatGPT levou a vazamento de dados dos usuários

Empresa responsável pelo popular chat de IA divulgou nesta sexta-feira que pouco mais de 1% de seus usuários tiveram informações pessoais vazadas

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 8 meses
Por que é tão comum a associação entre o despertar das inteligências artificiais e cenários apocalípticos? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
OpenAI revelou vazamento de dados de usuários do ChatGPT Plus (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A OpenAI informou nesta sexta-feira (24) que 1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus tiveram dados pessoais vazados. A causa foi o bug que mostrava o histórico de outros usuários para outras contas. A OpenAI informa que já entrou em contato com os membros do ChatGPT Plus que foram vítimas do vazamento.

Ao contrário do que foi publicado antes, o vazamento não foi apenas de informações publicadas nas conversas. Nas suas diretrizes, a OpenAI diz que os usuários não devem divulgar dados sensíveis nas conversas com o ChatGPT.

A OpenAI explicou que, durante um período de nove horas, usuários poderiam acessar ou receber dados de outros assinantes do ChatGPT Plus: nome, sobrenome, email, endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos do cartão. Nenhum membro do serviço teve todo os números do cartão revelados. Em um dos casos, esses dados só eram visíveis se os dois usuários estivessem conectados ao mesmo tempo. A empresa não divulgou o número total de contas que tiveram informações pessoais vazadas.

Bug enviou emails errados na confirmação de conta

A empresa revelou que, entre as 5h e 14h do horário de Brasília do dia 20 de março, os emails de confirmação de assinatura enviaram os dados errados para os novos usuários. A OpenAI ainda afirma que o problema pode ter acontecido também antes do dia 20, mas ainda não há confirmações sobre isso.

Apesar da gravidade do caso, as brincadeiras com o vazamento começaram logo nos primeiros minutos do comunicado da OpenAI. Ou, como disse o usuário @stetsblake, o caso colocou o “aberto” de volta no OpenAI — um trocadilho com o nome da empresa, que significa IA Aberta na tradução literal.

“Vocês estão abrindo (open) novas estradas para o mundo”

Vazamento está ligado a bug e ChatGPT fora do ar

Na segunda-feira (20), o ChatGPT ficou a maior parte do tempo fora do ar para todos os usuários, incluindo os assinantes do ChatGPT Plus — em teoria, eles não enfrentam a fila para acessar a IA. No dia seguinte, a OpenAI revelou que deixou o ChatGPT offline para resolver o bug que mostrava o histórico de conversas dos usuários em outras contas.

Em seu comunicado oficial, a OpenAI informou que a primeira mensagem de uma conversa recente poderia ser acessada no chat de outra pessoa se os dois usuários estivessem online ao mesmo tempo. A empresa acredita que um número pequeno de usuários foi afetado — mas não foi divulgado o número exato de vítimas.

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados