ChatGPT para iOS ganha integração com a Siri e suporte a atalhos

Assistente de voz do iPhone, porém, não reconhece chatbot quando está configurada para falar português; iPad ganhou interface adaptada

Giovanni Santa Rosa
Por
Interface do ChatGPT para iPhone
Interface do ChatGPT para iPhone (Imagem: Reprodução/App Store)

O aplicativo do ChatGPT para iOS ficará mais útil. Em uma nova atualização, ele ganhou suporte a atalhos, dando a possibilidade de automatizar algumas tarefas. Além disso, ele se integra à Siri, e há agora uma interface específica para o iPad.

Os atalhos do iOS são uma forma de executar diversas tarefas de diferentes apps com um único comando. Dá até para pegar o resultado de uma ação em um app e usá-la em outro.

No caso do ChatGPT, os atalhos permitem enviar um comando para ele e usar a resposta obtida. Assim, dá para criar uma tarefa para, por exemplo, fazer uma pergunta para a inteligência artificial e salvar a resposta no aplicativo Notas.

Como é possível compartilhar atalhos, devemos ver nos próximos meses vários usuários do iOS mostrando ferramentas úteis para o ChatGPT.

Siri em português ainda não conversa com ChatGPT

Outra novidade é a integração com a Siri. Agora, dá para pedir para a assistente virtual da Apple perguntar alguma coisa ao ChatGPT.

O recurso, porém, parece não funcionar em português ainda — tentei usar, mas aparece a mensagem “ChatGPT não permite fazer isso com a Siri”.

Em inglês, deu certo: basta dizer “ask ChatGPT” e fazer uma pergunta ou pedido. A Siri lê a resposta em voz alta.

Outras atualizações menores também chegaram nesta versão. O app agora conta com uma interface específica para iPad, usando toda a tela do tablet.

Além disso, agora é possível arrastar e soltar mensagens do ChatGPT para outros apps — é uma boa forma de aproveitar as respostas em mensagens e documentos, por exemplo.

ChatGPT chegou ao iOS em maio

Liberado como chatbot na web em novembro de 2022, o ChatGPT ganhou um app dedicado ao iOS em maio de 2023. Antes disso, era possível acessar a inteligência artificial via navegador de internet no iPad ou iPhone.

Uma das novidades do app é o Whisper, ferramenta de reconhecimento de voz que usa inteligência artificial e foi criada pela própria OpenAI. Com ela, não é mais necessário digitar — basta falar com o robô.

Com informações: Engadget, GSMArena

Receba mais sobre ChatGPT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados