Honda mostra novos elétricos e renova seu logo para linha de EVs
Fabricante japonesa levou dois conceitos de EVs para a CES 2024; Honda pretende lançar linha Honda 0 nos Estados Unidos em 2026
Fabricante japonesa levou dois conceitos de EVs para a CES 2024; Honda pretende lançar linha Honda 0 nos Estados Unidos em 2026
A Honda levou para a CES 2024 dois conceitos de carros elétricos que pretende lançar em 2026 — pelo menos nos Estados Unidos. Os veículos apresentados são o Saloon, um modelo mais esportivo; e o Space-Hub, uma van. Durante a apresentação desses EVs (sigla em inglês para veículos elétricos), a Honda revelou que essa linha de veículos, batizada de Honda 0, usará um novo logotipo.
Como os carros ainda são conceitos (e talvez nem sejam lançados ou cheguem com outro visual), a Honda não trouxe informações sobre o alcance esperado desse veículo. Porém, ela divulgou que os carros da série Honda 0 terão baterias com menor tempo de carregamento — ela afirma recarregar de 15% a 80% em até 15 minutos — e menor degradação.
O visual esportivo do conceito Honda Saloon, com o design em cunha de Lamborghini, chama atenção. Não à toa a montadora o considerou o carro flagship da série. No entanto, o Saloon mistura o estilo esportivo com uma station wagon (as populares peruas), como vemos pela maior altura e traseira comprida.
Mesmo que o Saloon tenha espaço para quatro pessoas, o Space-Hub se mostra como a principal opção do carro da família. O conceito da van da série Honda 0 possui a parte traseira bem espaçosa, com vaga para quatro passageiros. No total, o veículo leva seis pessoas (sendo duas na frente).
No anúncio, a Honda revelou que a previsão é de que esses veículos cheguem primeiro nos Estados Unidos em 2026. Depois, a fabricante os lançará no Japão, Ásia, Europa, África, Oriente Médio e América do Sul. Apesar de não explicar que isso é uma lista em ordem cronológica, essa deve ser a ordem oficial de lançamento. É normal as montadoras priorizarem os mercados mais ricos (caso de Japão, China e Europa).
Outro motivo para acreditar que o Brasil será um dos últimos países a ver esses carros por aqui é o próprio erro da Honda. A montadora da Japonesa demorou para apostar nos veículos elétricos e vê as concorrentes tradicionais muito à frente. Diga um carro elétrico ou híbrido da Honda sem googlar. Agora diga um da Toyota, Renault ou GM.
Uma novidade incluída na apresentação dos EVs Saloon e Space Hub foi o novo logo da Honda. Mas calma, o logo só será usado na nova geração de carros elétricos da montadora. Os veículos movidos por combustíveis continuarão com inconfundível H dentro de uma “caixa”.