Apple diz que bateria do iPhone 15 dura o dobro do que se imaginava

Apple revela resultados de novos testes com celulares de 2023. Aparelhos levam 1.000 ciclos de uso para demonstrar queda de qualidade.

Thássius Veloso

O iPhone 15 tem uma bateria melhor do que o originalmente divulgado, em setembro de 2023, durante o evento de lançamento. A Apple divulgou que o aparelho consegue manter até 80% da capacidade de carga depois de 1.000 ciclos de uso, o dobro do que se imaginava até então.

A empresa explicou nesta semana que fez novos testes em condições reais de uso. Ela atribuiu a melhora aos avanços realizados no software e nos componentes internos ao longo dos últimos anos.

O que é ciclo de uso?

Primeiro precisamos entender o que é ciclo de uso de bateria. De maneira geral, considera-se como ciclo de uso o processo de esvaziar a bateria do aparelho de 100% até 0%. Existem muitas nuances em relação a este tema, como, por exemplo, as funções de inteligência artificial que ajudam a recarregar o telefone de maneira inteligente.

Até então, a Apple divulgava que os usuários poderiam recarregar e descarregar o iPhone por 500 vezes até começarem a perceber uma queda na qualidade da bateria. A partir deste ponto, o smartphone começaria a ter uma saúde de bateria abaixo do patamar de 80%, considerado saudável pela empresa. A informação já aparece no site de suporte para os Estados Unidos, mas ainda não foi traduzida na versão brasileira.

Print de página oficial da Apple. Trecho em destaque diz: "Batteries of iPhone 15 models are designed to retain 80 percent of their original capacity at 1000 complete charge cycles under ideal conditions.*"
Página oficial da Apple explica sobre os ciclos de bateria do iPhone 15 (Reprodução/Tecnoblog)

Em segundo lugar, é preciso ter em mente que os químicos presentes numa célula de bateria envelhecem e perdem capacidade conforme o uso. Este é um fenômeno bastante documentado da indústria, que acontece com todos os telefones. Não é uma exclusividade da Apple.

Mais saúde de bateria

As novas descobertas da Apple dizem respeito especificamente à linha do iPhone 15. Os compradores dos modelos mais recentes poderão ficar com os telefones por mais tempo, ao menos em tese, já que a bateria evoluiu com o passar dos anos.

O indicador de saúde de bateria é muito importante, por exemplo, no momento de revender ou repassar o telefone para alguém. Ao menos em tese, os iPhones da geração 15 manterão valor por mais tempo, já que a bateria demora mais para deteriorar.

Como ficam os iPhones mais antigos?

Nós ainda não sabemos como será o desempenho do iPhone 14, do iPhone 13, do iPhone 12 e de outros modelos quando forem testados novamente. A Apple informou que está investigando estes telefones para averiguar se também descobre novidades relacionadas à energia.

Leia | Como ver a saúde de bateria do celular Android e saber sua vida útil

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.