Você poderá separar a barra lateral do Microsoft Edge e colocá-la na tela inicial
Opção promete oferecer conveniência para os usuários; será possível acessar diversas ferramentas ao mesmo tempo, em que trabalha em um documento ou planilha
Opção promete oferecer conveniência para os usuários; será possível acessar diversas ferramentas ao mesmo tempo, em que trabalha em um documento ou planilha
A Microsoft está testando um novo recurso em seu navegador. Tanto no Edge Canary quanto no Edge Dev, você consegue desanexar a barra lateral do browser e adicioná-la na área de trabalho. Sendo assim, é possível ter acesso a diversas ferramentas, como o chatbot do Bing e o criador de imagens, sem precisar deixar uma página da web aberta.
A novidade ainda está em fase de testes, mas já chama a atenção pela sua conveniência. Ao ativá-la, você poderá minimizar o navegador e ainda assim ter acesso aos recursos do aplicativo. Para fazer isso, bastará acessar a barra lateral e clicar na opção “Desanexar do Edge”. Como resultado, ela ficará presa do lado direito do desktop.
Segundo o GeekerMag, essa opção está disponível principalmente na versão 114.0.1789.0 do Edge Canary. Caso você queira, é possível anexar novamente a barra no browser, é só apertar o mesmo botão que a desanexou.
Ainda deverá levar bastante tempo para que essa novidade chegue ao público. No entanto, ela poderá ser de muita utilidade, pois ter acesso à inteligência artificial do Bing quase que instantaneamente seria de grande valia. Vale lembrar que a Microsoft está trabalhando para oferecer o chatbot pelo desktop através do PowerToys.
No vídeo abaixo, você pode conferir o novo recurso na prática:
O navegador da companhia de Redmond recebeu a barra lateral com vários utilitários em 2022. Como já mencionado, um dos recursos é o acesso instantâneo ao chatbot do Bing, o que permite a realização de perguntas e comandos sem precisar abrir a página do buscador ou do ChatGPT da OpenAI.
Outro produto que usa inteligência artificial é o Image Creator, que consegue produzir imagens a partir de palavras definidas pelo usuário.
Além disso, você pode abrir ferramentas úteis no dia a dia, como a calculadora, o tradutor e o dicionário. Há opções de jogos, que vão desde o Microsoft Jewel ao bom e velho xadrez. O Microsoft 365, com Word, Excel, etc. também está presente nesse espaço no Edge.
Para quem quer “uma maneira simples de enviar arquivos e anotações em todos os seus dispositivos móveis e PC”, o Microsoft Drop também pode ser acessado pela barra lateral do navegador.
Parece que o ponto do novo recurso é a versatilidade, já que você conseguiria começar uma apresentação no PowerPoint e pedir para a IA criar uma imagem única para a sua apresentação, por exemplo.
Com informações: The Verge.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}