Acer DualPlay é um conceito de notebook gamer com gamepad acoplável

Project DualPlay é um notebook conceitual da Acer que traz um gamepad encaixado na área do touchpad; equipamento também traz alto-falantes retráteis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado ontem às 00:00
Notebook conceitual Project DualPlay (imagem: divulgação/Acer)
Notebook conceitual Project DualPlay (imagem: divulgação/Acer)

A Acer aproveitou a IFA 2024, que acontece na Alemanha, para anunciar várias novidades para o segmento gamer. Uma delas é um conceito bastante curioso: o Project DualPlay, um notebook para jogos que traz um gamepad destacável na área do touchpad.

Na primeira olhada, o projeto me pareceu uma “alucinação” de uma ferramenta de inteligência artificial generativa. Mas, pensando bem, a ideia até que faz sentido: o laptop pode melhorar a experiência do jogador com títulos apropriados para joysticks, a exemplo de jogos em primeira pessoa.

No Acer DualPlay, o gamepad é encaixado na área à frente do teclado. O espaço central do dispositivo pode então ser utilizado como touchpad para aplicações rotineiras.

Durante a execução de games, o gamepad pode ser destacado para funcionar como um joystick conectado de modo sem fio ao notebook. Existe um botão na área acima do teclado que faz o acessório ser desacoplado. Os controles ficam posicionados no lado inferior do gamepad, por isso, não ficam expostos quando o acessório está fixado ao laptop.

Quando o gamepad é desacoplado, dois alto-falantes de 5 W se expandem nas laterais do computador. De acordo com a Acer, eles servem para aumentar a imersão do usuário no jogo.

Na sequência, é só iniciar a jogatina. Um detalhe interessante é que os controles laterais do gamepad podem ser desencaixados para permitir que até duas pessoas joguem ao mesmo. É uma abordagem que lembra vagamente os controles Joy-Con do Nintendo Switch.

Por ora, DualPlay é só um conceito

Além do gamepad, o DualPlay tem traços rebuscados e conjuntos de LEDs com iluminação RGB que deixam claro que este é um notebook gamer. Porém, a Acer não deu detalhes sobre as especificações de hardware do equipamento, como processador ou quantidade de memória RAM.

A razão disso é que, pelo menos no momento, o Project DualPlay é só um conceito. A companhia não revelou quando ou se tem intenção de lançar o notebook como um produto comercial, isto é, disponível para venda.

Mas torço para a ideia evoluir, sim, como produto comercial. Se o gamepad funcionar a contento e o preço do equipamento não for proibitivo, há boas chances de um notebook como esse conquistar os jogadores que priorizam a mobilidade.

Notebook conceitual Project DualPlay (imagem: divulgação/Acer)
Notebook conceitual Project DualPlay (imagem: divulgação/Acer)

Alguns produtos do segmento gamer revelados pela Acer na IFA 2024 são oficiais. Entre eles está o Acer Nitro Blaze 7, notebook gamer equipado com processador AMD Ryzen 7 8840HS. Outro é o desktop Predator Orion 7000, que pode ser equipado com chip Intel e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 4090.

Para quem faz questão de um Copilot+ PC, as novidades ficam por conta do Acer Swift 14 AI, notebook com chip AMD Ryzen AI 300, e do Acer Swift Go 14 AI, baseado no recém-lançado Snapdragon X Plus de oito núcleos.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares