AirMusic permite usar Apple AirPlay com celulares Android
AirMusic trabalha com mais protocolos além do AirPlay, como o Google Cast, Sonos Wireless HiFi, Roku Streaming Player e DLNA
AirMusic trabalha com mais protocolos além do AirPlay, como o Google Cast, Sonos Wireless HiFi, Roku Streaming Player e DLNA
Um aplicativo para Android é capaz de tornar o sistema operacional móvel do Google compatível com o AirPlay da Apple. A solução passa longe de ser oficial, exige um smartphone ou tablet com root desde que o aparelho não esteja rodando ao menos o Android 10.
O AirPlay é uma tecnologia da Apple para enviar áudio ou vídeo para outros aparelhos, recentemente aberta para diversas fabricantes de TV como Sony, Samsung e LG, junto de marcas que criam falantes conectados como é o caso da JBL, Sonos, Bose, Pioneer e Yamaha.
Enquanto no destinatário o leque de opções engloba diversas empresas para receber os dados, no remetente o usuário precisa de um iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac compatíveis. Bem, ao menos um aplicativo para Android tenta resolver este dilema e consegue entregar a conexão da Apple partindo de um aparelho rodando Android 10 ou superior – ou então um gadget com root, para versões anteriores do sistema.
A limitação do Android 10 acontece justamente por um recurso que o Google adicionou nesta versão de seu sistema operacional móvel. Ele permite a captura de áudio por outro aplicativo aberto em segundo plano, problema prontamente resolvido em smartphones que passaram pelo root – processo nada amigável e que envolve riscos, mas é a única solução para quem está em um Android mais antigo.
O desenvolvedor do AirMusic garante que seu aplicativo pode ser utilizado com diversos protocolos de comunicação existentes no mercado. A lista inclui:
No caso de dispositivos com tela e compatíveis com AirPlay 2 ou Google Cast, como alguns aparelhos de TV, o AirMusic consegue enviar o áudio até mesmo com informações sobre a canção e a capa do álbum.
Todo o controle de reprodução e volume pode ser feito pela tela inicial do aplicativo, separando cada um dos destinatários com ícones correspondentes para a tecnologia utilizada. Atalhos em forma de widgets também podem ser inseridos na tela inicial do tablet ou smartphone Android, entregando uma caixa de som preferida em acesso mais rápido.
Se o aparelho utilizado para enviar o som é um Android 10, sem root, apenas a música de aplicativos compatíveis com estas tecnologias pode ser enviada. Atualmente a maioria dos serviços de streaming permite este tipo de conexão, como é o caso do Spotify, Deezer, YouTube Music e TuneIn.
Com o root aplicado, todo o som produzido por qualquer aplicativo ou jogo pode ser transmitido para as caixas de som, ou aparelhos de TV selecionados. O AirMusic pode ser baixado em versão de testes, com reprodução de até 10 minutos. Após este tempo um barulho é adicionado para qualquer canção e ele pode ser removido com a compra do aplicativo.
O pagamento é de R$ 13,99 e ele é exigido para utilizar o AirMusic com smartphones rodando Android 10 ou superior e que não vão passar pelo root.
Com informações: Android Police e 9to5Google.