Android 12 ganha ferramenta para criação de apps com Material You
Linguagem de design Material You estará disponível para desenvolvedores Android; construtor de temas e novos componentes ajudam a visualizar o resultado
Linguagem de design Material You estará disponível para desenvolvedores Android; construtor de temas e novos componentes ajudam a visualizar o resultado
Uma das grandes novidades do Android 12 é o Material You, que coloca um tema colorido em várias partes do sistema. Em breve, ele deve chegar a mais apps: o Google anunciou que a linguagem de design estará disponível no Jetpack Compose, permitindo que desenvolvedores independentes implementem o visual em seus produtos.
A novidade foi anunciada durante o Android Developer Summit nesta quarta-feira (27). A empresa também criou uma ferramenta chamada Material You Theme Builder, que ajuda a prever como as cores dinâmicas ficarão nas interfaces. Além disso, os Material Components foram atualizados para se adaptarem ao novo estilo e às diretrizes de cor.
Por enquanto, somente aplicativos do próprio Google trazem as novidades de design. Um dos mais recentes a receber o visual foi o Chrome: na versão 95, os elementos do navegador ficam com as cores do sistema (se o aparelho estiver rodando o Android 12, óbvio). Por enquanto, as cores dinâmicas estão disponíveis apenas nos smartphones Pixel.
Outra novidade que tem tudo a ver com visual e interfaces é o Android 12L, versão otimizada do sistema para aparelhos com telas grandes, como tablets, dobráveis e Chromebooks. Isso também vai ajudar os devs a adaptarem seus apps. A promessa do Google é fazer desta versão do Android a mais coesa até o momento.
A Samsung adotou o visual colorido na One UI 4, que atualmente está em fase beta. Assim como no Android “puro”, a interface pega emprestada a paleta do papel de parede para aplicá-la em apps nativos e em partes do sistema.
A empresa coreana também detalhou algumas ferramentas da sua versão do sistema operacional, como um painel de privacidade, indicadores de uso de câmera e microfone, pares de emojis e novas ferramentas de edição de imagens na Galeria. Uma ferramenta interessante é a RAM Plus, que usa parte do armazenamento do aparelho para expandir a memória de trabalho — algo que a Xiaomi já vem fazendo há algum tempo.
Com informações: Android Central, The Verge
Leia | Como mudar os ícones de apps no Android? Veja o tutorial de Samsung, Motorola e Xiaomi