Claro, TIM e Vivo ficam sem sinal por causa de apagão no Brasil

DownDetector registra alta de reclamações sobre internet das maiores operadoras de telefonia do país. Operador Nacional do Sistema investiga motivo do blecaute.

Thássius Veloso
Por
Consumidores recorram ao DownDetector para reclamar da telefonia (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A queda de energia afeta os serviços de telefonia. As redes da Claro, da TIM e da Vivo estão fora do ar em parte do Brasil, de acordo com relatos publicados nas redes sociais e na plataforma DownDetector. Até o presente momento, o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou que uma ocorrência interrompeu a carga em estados do Norte e do Nordeste. Ela também afetou a região Sudeste.

Por óbvio, a infraestrutura das operadoras depende de energia elétrica para funcionar. Nem todas as localidades contam com geradores, nobreaks e outros equipamentos de backup, que permitiriam manter os serviços mesmo na falta de luz.

Em nota ao Tecnoblog, a organização Conexis, que representa as maiores empresas do setor, ressaltou que os serviços de telecomunicações podem apresentar instabilidade. “As operadoras já estão trabalhando para reestabelecer os serviços no menor prazo possível”, disse o grupo.

Trabalho de religamento

Uma fonte no setor me explicou que será necessário um trabalho das equipes técnicas para checar se todos os componentes das respectivas redes estão funcionando normalmente. O impacto foi percebido tanto para o serviço de internet móvel quanto de rede fixa. O sinal simplesmente desapareceu, segundo relatos.

WhatsApp fora do ar
Usuários de WhatsApp perceberam falha (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os consumidores rapidamente foram à plataforma DownDetector, de monitoramento de serviços digitais, para relatar o problema com as empresas. Os usuários também se queixaram do WhatsApp e do Banco do Brasil, provavelmente porque não perceberam que uma pane de maior proporção.

De acordo com o portal G1, o apagão afeta ao menos 25 estados e o Distrito Federal. O ONS informou que iniciou o processo de religamento da eletricidade.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados