Apple e Google estão tentando te livrar de chamadas spam ou golpes

A Apple utiliza tecnologia que envolve a operadora, enquanto que o Google vai com o Assistente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Apple registrou uma patente que pode ajudar aos usuários de iPhone viverem num mundo com menor quantidade de ligações spam. A tecnologia que a empresa de Tim Cook descreve não impede a chamada, mas identifica de forma nativa que o número pode ser de um call center tentando te vender alguma coisa, ou até mesmo um golpe.

De acordo com detalhes do registro publicado nesta quinta-feira (11), o sistema proposto pela empresa utiliza diversas informações no meio do caminho entre quem liga e quem recebe a ligação. O sistema identifica se o número está mascarado e até se o DDD corresponde realmente ao da região da chamada, para alertar ao usuário que provavelmente a ligação é fraudulenta ou vai incomodar o dia.

Google também está fazendo sua parte

O Google apresentou função semelhante para o Pixel 3 durante o lançamento do gadget. O sistema que o gigante das buscas mostrou vai além e até transcreve na tela o que o outro lado está falando, antes do usuário decidir se vai ou não escutar a chamada.

Esta segunda solução é de mais fácil implementação, já que não depende de tantas informações que estão no meio dos dois lados da ligação. Pode até mesmo dar ideias para que fabricantes que utilizam o Android adotem medidas semelhantes, como a Samsung, LG e Motorola.

Soluções já existem na Play Store

Se você tem um Android e quer função próxima de um filtro de ligações, existem aplicativos na Play Store que fazem exatamente isso. Eles avaliam o chamador com base em um banco de dados prévio e avisam se aquele número tem histórico de ser de uma central de ligações, ou se é uma pessoa mesmo.

Um dos mais famosos e que está inserido nativamente até em alguns smartphones da Samsung é o Truecaller. Ele não custa nada e pode ser baixado clicando aqui.

Com informações: BGR e SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados