Apple reativa SharePlay no iOS 15.1 Beta para iPhone
iOS 15.1 Beta, iPadOS 15.1 Beta e tvOS 15.1 Beta trazem SharePlay de volta para assistir filmes e séries com amigos pelo FaceTime
O SharePlay, que permite assistir a filmes e séries pelo FaceTime, é uma das principais novidades do iOS 15. A Apple, no entanto, não disponibilizou o recurso na versão final do sistema no começo da semana. Agora, companhia reativou a função no iOS 15.1 Beta, que foi liberado para os desenvolvedores nesta terça-feira (21).
- Como copiar texto de imagem no iPhone [Texto ao vivo]
- Como usar os sons de fundo do iPhone para se concentrar
Para recapitular, o SharePlay foi um dos recursos mais destacados pela Apple na WWDC 2021, em junho. A função permite que os usuários compartilhem mídias pelo FaceTime. Assim, é possível reproduzir músicas, filmes e séries do Apple TV+, Disney+ e outros serviços de streaming compatíveis em chamadas de vídeo feitas pela plataforma.
A Apple, no entanto, retirou o recurso no sexto beta do iOS 15, iPadOS 15 e tvOS 15 em agosto. A função também não deu as caras na versão final do iOS 15, que foi liberada ao público nesta segunda-feira (20). Mas, aparentemente, o SharePlay chegará aos usuários em uma das próximas atualizações futuras, possivelmente o iOS 15.1.
Nesta terça-feira (21), a Apple liberou o iOS 15.1 Beta para os desenvolvedores, ao lado das versões de testes do iPadOS 15.1 para iPad e tvOS 15.1 para Apple TV. As primeiras versões experimentais dos sistemas trazem o recurso de volta, dando indícios de que a Apple pode liberá-lo em breve. O update para iPhone ainda permite que os usuários guardem o cartão de vacinação contra a COVID-19 na Carteira (Wallet).
Mas ainda não há previsão de lançamento do iOS 15.1 e do SharePlay aos usuários.
iOS 15 é liberado aos usuários nesta segunda-feira (20)
Além do SharePlay, a Apple incluiu outras novidades no iOS 15, que chegou aos usuários nesta segunda-feira (20). É o caso do modo Foco, uma espécie de Não Perturbe incrementado. Através dele, é possível criar perfis para uso pessoal, de trabalho ou até para descansar, que limita as notificações de apps e contatos específicos.
O sistema ainda é capaz de reconhecer textos e objetos a partir de imagens. Funciona assim: ao abrir a câmera e apontá-la para uma embalagem, por exemplo, o sistema vai detectar o conteúdo sem depender de apps de terceiros. Em seguida, é só selecionar o trecho desejado, copiá-lo e colá-lo em uma anotação, mensagem e afins.
O iPadOS 15 foi liberado no mesmo dia. Além dos incrementos na multitarefa, o sistema aderiu aos widgets na tela inicial, assim como no iPhone desde o iOS 14. A Apple também disponibilizou o watchOS 8 e tvOS 15 no mesmo dia.
O iOS 15 está disponível para iPhone 6S em diante. Já o iPadOS 15 pode ser instalado no iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad Mini de 4ª geração e iPad Air de 2ª geração ou mais recente. O watchOS 8 está disponível para Apple Watch Series 3 e gerações mais novas.
Com informações: 9to5Mac e The Verge
Leia | Como usar o SharePlay do iPhone para assistir com amigos