Brasil participa de operação da Interpol contra golpes online

Quase 2 mil pessoas foram presas ao longo dos últimos meses. Polícia Federal apreendeu produtos no Brasil.

Thássius Veloso
Policial algema homem
Agente da Polícia Federal realiza detenção na Operação First Light 2024 (Imagem: Divulgação/Interpol)

A prática de golpes na internet levou à prisão de 3.950 pessoas de todo o mundo, de acordo com a Interpol. O Brasil teve papel decisivo no processo de investigação, em conjunto com as autoridades de Portugal. Os agentes descobriram diversas redes de falcatrua que operavam globalmente.

O balanço final da Operação First Light 2024 foi divulgado nesta quinta-feira (dia 27/06) na França, depois de meses de trabalho. As investigações resultaram no congelamento de 6.745 contas bancárias e a apreensão de recursos no valor de US$ 257 milhões, cerca de R$ 1,4 bilhão.

Notebooks, chips de telefonia, relógios, joias, bolsas e calçados no chão, junto ao brasão da Polícia Federal
Apreensão realizada pela Polícia Federal como parte da First Light 2024 (Foto: Divulgação/Interpol)

A ação foi realizada em 61 países de todos os continentes. Algumas detenções ocorreram no território nacional, conforme as fotos divulgadas pela Interpol. A Polícia Federal apreendeu notebooks, celulares, relógios, jóias, bolsas e calçados que estavam em posse dos suspeitos.

A Interpol não deu detalhes sobre a mecânica dos golpes online. Seria jogo do tigrinho ou alguma outra falcatrua recente? Não sabemos, mas estamos tentando contato com a Polícia Federal para obter mais informações.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.