C6 Bank é barrado pela Senacon de vender empréstimo consignado

C6 Bank detém 10% do mercado de consignado no Brasil; queixas sobre empréstimos indevidos aumentaram 1.900% este ano

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
C6 Consig (Imagem: Reprodução)
C6 Consig (Imagem: Reprodução)

O C6 Bank deverá suspender as operações de crédito consignado por causa de uma decisão da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça. O número de reclamações contra a fintech sobre empréstimos indevidos saltou 1.900% entre agosto e novembro de 2020.

O crédito consignado é uma modalidade que desconta as parcelas do empréstimo direto na folha de pagamento, ou seja, no salário ou na aposentadoria. As queixas sobre o C6 envolvem principalmente idosos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Senacon determinou que o C6 Bank suspenda as contratações de empréstimo consignado feitas de forma direta, exceto nos casos em que o interessado fizer a solicitação por escrito, segundo o Valor.

Além disso, os correspondentes bancários — empresas que representam o C6 ao vender crédito consignado — não poderão oferecer esse tipo de empréstimo, seja por escrito ou por meios eletrônicos (site ou app). Em caso de descumprimento, a multa será de RS 100 mil por cada operação indevida.

Reclamações contra C6 Consig

Juliana Domingues, titular da Senacon, afirma que tomou essa medida drástica porque o número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br não parou de aumentar, mesmo após o C6 ter sido notificado. Eram 90 casos em agosto e 1.811 em novembro; por isso, ela vê um “potencial para provocar danos irreparáveis para o mercado de consumo”.

O C6 Bank responde por 10% do mercado de consignado no Brasil: a fintech comprou o Banco Ficsa em 2017, que vendia empréstimos desse tipo até agosto deste ano; ele foi renomeado para C6 Consig.

Em outubro, a Senacon pediu que o INSS tomasse providências sobre o credenciamento do C6 Consig. O Procon-SP, por sua vez, notificou a empresa por ter recebido diversas reclamações de empréstimos consignados que não foram contratados, além de dificuldades para entrar em contato com o banco.

Nos últimos meses, quando foi questionado, o C6 Bank ressaltava que “todos os casos são resolvidos sempre sem prejuízo ao consumidor”. O Tecnoblog pediu um posicionamento oficial, mas recebeu a seguinte resposta: “o banco não vai comentar a medida da Senacon”.

Este ano, o C6 Bank foi avaliado em R$ 11,3 bilhões após receber um novo aporte financeiro. A empresa, que possui mais de 4 milhões de contas abertas, planeja estrear na bolsa de valores em 2021. Ela firmou parceria com a TIM para oferecer bônus aos clientes do pré-pago, controle e pós-pago.

Receba mais sobre C6 Bank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados