Estúdio brasileiro que criou o jogo Dungeonland encerra suas atividades

Giovana Penatti
• Atualizado há 2 meses

O estúdio de games carioca Critical anunciou oficialmente nesta tarde que vai mesmo fechar as portas no dia 7. Eles ficaram conhecidos por Dungeonland, um hack and slash co-op que foi distribuído pela Paradox e lançado em janeiro deste ano e recebeu críticas extremamente positivas da mídia especializada internacional.

Em um comunicado no site, o estúdio fala sobre os motivos que levaram à decisão de encerrar as atividades. Depois do sucesso de Dungeonland, dois novos projetos acabaram sendo cancelados e um terceiro, ainda mais ambicioso que o game que tornou o estúdio conhecido, encontrou muitos obstáculos para ser produzido, ainda mais com a dificuldade de conseguir incentivo financeiro no Brasil – o modelo a seguir, segundo o texto, seria procurar uma publisher, como ocorreu com Dungeonland.

Apesar do fim do estúdio, fica a promessa de que os trabalhos continuam: “em grupo ou individualmente, vamos continuar criando, empreendendo e ousando”.

Aproveitando a publicação, eles também anunciaram que estão organizando o Super BR Jam, um evento “de despedida” em parceria com a Nuuvem, Unity e Paradox Interactive, que deve acontecer em novembro e reunir vários estúdios brasileiros para criar games novos em 48 horas. E olha que legal: toda a grana obtida com a venda desses jogos vai para a uma escola voltada a crianças de comunidades carentes do Rio de Janeiro chamada Solar Meninos de Luz.

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.