Windows 10: ex-Microsoft conta por que som de inicialização fica inativo
Windows 10 tem som de inicialização, mas recurso vem desativado por padrão; ex-funcionário da Microsoft explica a decisão
Windows 10 tem som de inicialização, mas recurso vem desativado por padrão; ex-funcionário da Microsoft explica a decisão
Se você tem um notebook com Windows 10, talvez já tenha notado (ou vai notar agora) que o sistema operacional não executa nenhum som durante a inicialização, recurso que era padrão no Windows 7 e versões anteriores. Jensen Harris, ex-funcionário da Microsoft, explicou o porquê recentemente.
Harris liderou por bastante tempo a equipe de Experiência do Usuário de Windows (WUE, na sigla em inglês). Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube durante o fim de maio, o designer e engenheiro revela que, por decisão dele, o Windows 8 e, posteriormente, o Windows 10, deixaram de vir com o som de inicialização ativado.
O recurso existe e você pode ativá-lo a qualquer momento. Mas Harris e sua equipe decidiram não manter o som de inicialização como uma funcionalidade padrão por conta de uma mudança de foco: quando o Windows 8 foi desenvolvido, o número de usuários que priorizava notebooks no lugar de desktops já era bastante expressivo.
Enquanto a Microsoft se concentrava em adequar o Windows para uma abordagem “mobile-first” (que prioriza notebooks, portáteis 2 em 1 e afins), Harris percebeu que o som de inicialização poderia ser inadequado na nova realidade.
Laptops e afins ampliam as possibilidades de uso do computador. O usuário pode abrir o seu notebook na cama, durante a noite, ou em uma viagem de avião, por exemplo. Em circunstâncias como essas, o som de inicialização pode ser inconveniente ou até irritante.
Harris dá um exemplo baseado em sua própria experiência. No vídeo, ele conta que precisava cuidar de seu bebê recém-nascido em uma noite e, enquanto isso, queria acessar a internet. Porém, ele não se lembrava sobre ter deixado o seu notebook em modo silencioso. Havia 50% de chance de ele ligar o equipamento e o som de inicialização acordar a criança, portanto.
Embora Harris pudesse resolver esse problema com fones de ouvido, ele se deu conta de que o som de inicialização era inútil, pelo menos em laptops e afins, razão pela qual esse recurso foi desativado a partir do Windows 8.
A maioria dos PCs vendidos eram laptops ou netbooks e essa porcentagem aumentava a cada ano. Com a mobilidade vieram diferentes situações. PCs sendo usados em lugares que não eram comuns quando o Windows 3.1 surgiu, como o quarto ou o sofá.
Jensen Harris
A Microsoft até considerou reintroduzir o som de inicialização no Windows 8, mas desistiu da ideia porque os engenheiros estavam preocupados em cortar funcionalidades não essenciais que pudessem aumentar o tempo de inicialização do sistema operacional, principalmente na versão para ARM.
O meu PC principal é um desktop com Windows 10. O som de inicialização está habilitado, mas não lembro de alguma vez ter feito essa configuração, o que me faz suspeitar que desktops podem ativar o recurso por padrão ou que, talvez, isso seja efeito do fato de essa instalação contar com uma licença migrada do Windows 7 para o Windows 10.
Seja como for, saiba que você pode habilitar o som de inicialização no Windows 10. Para isso, você precisa apenas clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de áudio no canto direito da Barra de Tarefas, escolher Abrir Configurações de Som e ir em Painel de Controle de Som (role a tela para isso).
Na janela que surgir, vá à aba Sons e marque a opção Tocar som de Inicialização do Windows.
Ao fazer isso, talvez você perceba que, no Windows 10, esse som é o mesmo que existia nos Windows Vista e 7. Harris comenta que, quando o Windows 8 estava sendo desenvolvido, um novo som de inicialização vinha sendo preparado, mas como o recurso não foi adiante, essa tarefa foi deixada de lado. De todo modo, ele promete divulgar o som que seria empregado no Windows 8 em breve.
Com informações: Windows Latest.