Nós avisamos que o Facebook Messenger seria inundado por anúncios. O processo começou no ano passado e vai se intensificar: daqui em diante, você verá vídeos de propaganda em autoplay entre seus contatos.
Os vídeos em autoplay começaram a aparecer no Messenger desde segunda-feira (18). O Facebook diz que não extrai informações de suas mensagens para direcionar anúncios; em vez disso, a rede social usa suas preferências e as páginas que você curtiu.
Até então, os anúncios no Messenger eram somente estáticos. Eles aparecem na página inicial do app para iOS e Android — não dentro das conversas — ocupando metade da tela.
O Facebook tem todo incentivo para fazer isso. Anúncios em vídeo custam mais caro, e a rede social está sem espaço para exibir propagandas no feed de notícias. Por isso, a empresa vem usando seus outros aplicativos — como Instagram e Messenger — para diversificar a receita.
E para os usuários, um vídeo em autoplay não vai prejudicar a experiência? Stefanos Loukakos, que comanda a divisão de anúncios do Messenger, diz ao Recode que vai monitorar o comportamento deles para descobrir.
“A maior prioridade para nós é a experiência do usuário… quando testamos anúncios básicos, não vimos mudanças na forma como as pessoas usam a plataforma, ou em quantas mensagens elas enviam. Com vídeo pode ser um pouco diferente, mas acreditamos que não”, diz Loukakos.
Com informações: Recode.
Leia | Como impulsionar um anúncio no Marketplace do Facebook