Galaxy A16 4G passa na Anatel e está liberado para venda no Brasil

Smartphone de entrada terá versões 4G e 5G. Modelo lançado no exterior conta com 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e chip Exynos.

Giovanni Santa Rosa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu sinal verde para o Galaxy A16 4G. Enquanto a versão 5G foi anunciada na Holanda nesta segunda-feira (dia 07/10), a variante 4G ainda não foi apresentada. Mesmo assim, ela já tem autorização para venda no mercado brasileiro.

De acordo com os documentos, o Galaxy A16 4G virá com um carregador de 15 W na caixa. O modelo em questão é o SM-A165M/DS.

Certificado de homologação do Galaxy A16 4G na Anatel
Certificado de homologação do Galaxy A16 4G na Anatel (Imagem: Reprodução / Anatel)

Na parte burocrática, a Samsung lista as unidades fabris de Manaus (AM) e Campinas (SP), além de instalações no Vietnã e na Coreia do Sul. O certificado de conformidade foi emitido pelo CPQD no dia 17 de setembro e homologado pela Anatel no dia 3 de outubro.

O design da versão 5G do Galaxy A16 vazou há cerca de três semanas. As imagens mostravam um aparelho com a key island — relevo lateral com os botões de bloqueio e volume — e câmera tripla.

Galaxy A16 5G é lançado no exterior

Nesta segunda-feira (dia 07/10), o Galaxy A16 5G apareceu no site holandês da Samsung, com preço sugerido de 229 euros (cerca de R$ 1.378, em conversão direta).

Entre as especificações técnicas mais relevantes, temos:

  • tela AMOLED de 6,7 polegadas, Full HD+, com 90 Hz de atualização
  • chip Exynos 1330
  • 4 GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento, com suporte a cartões microSD de até 1,5 TB
  • bateria de 5.000 mAh
  • carregamento rápido de 25 W
  • câmera tripla com sensores de 50 megapixels (principal), 5 megapixels (ultrawide) e 2 megapixels (macro)
  • câmera frontal de 13 megapixels
  • proteção contra água e poeira na especificação IP54
  • Android 14, com promessa de seis anos de atualizações

Por enquanto, não se sabe se a versão 4G terá exatamente as mesmas especificações ou se alguns itens serão diferentes.

Vale notar que o carregador de 15 W não necessariamente indica que não haverá suporte para 25 W — às vezes, as fabricantes optam por adaptadores de tomada mais baratos. Por outro lado, versões 4G e 5G costumam ter chips diferentes.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.