Galaxy S24 estreia recurso de colorir fotos em preto e branco

Ferramenta utiliza Galaxy AI para recuperar cores em imagens P&B. Recurso pode ser utilizado offline e aparenta estar em fase de testes

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 2 meses
Mão segurando três smartphones
Linha Galaxy S24 traz recurso que permite colorir fotos com filtro P&B (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Usuários da recém-lançada linha Galaxy S24 podem utilizar o Galaxy AI para colorir fotos em preto & branco. O recurso Colorir está disponível ao abrir a visualização de detalhes de uma imagem. A ferramenta só funciona com fotos tiradas pelo smartphone — nada de brincar de colorir imagens antigas baixadas da internet.

O recurso de colorir imagens em preto e branco não precisa de internet para funcionar. Todo o processamento é feito pelo próprio smartphone. A maior vantagem disso é que o usuário terá mais segurança e privacidade, já que não será preciso subir a foto para algum serviço online da Samsung.

O Tecnoblog entrou em contato com a fabricante para saber mais sobre o recurso. A Samsung confirmou que não é necessário usar internet para utilizar o recurso e que é possível colorir imagens em P&B não registradas pelo celular. Apesar de apresentar resultados medianos em alguns casos vistos na internet, no teste que fizemos, a imagem ficou bem longe do original. Comparando com outras fotos no X/Twitter, parece que a IA tem dificuldades com áreas com pouca variação de cor.

Colorir imagens em preto e branco no Galaxy S24

O Tecnoblog conseguiu colorir imagens em preto e branco usando dois modos diferentes. No primeiro caso, uma imagem foi transformada em P&B e depois colorida novamente. O resultado foi… horrível. A ferramenta de coloração transformou a foto cheia de plantas aquáticas, na cor verde, em algo que parece um terreno pedregoso, árido, com algumas plantas carnívoras.

(Imagem: Katarina Bandeira/Tecnoblog)
Na esquerda, imagem colorida pela Galaxy AI; no meio, ferramenta Colorir mostrando o resultado; na direita, imagem original (Imagem: Katarina Bandeira/Tecnoblog)

Quando uma imagem foi capturada já com efeito P&B, o resultado foi melhor (mas não necessariamente um ótimo resultado). No caso abaixo, as cores estão sem saturação, mas vemos que há um maior alcance de cores. A imagem não ficou praticamente monocromática como no exemplo anterior.

(Imagem: Katarina Bandeira/Tecnoblog)
Imagem tirada com filtro P&B trouxe resultado com mais cores, mas pouco saturado (Imagem: Katarina Bandeira/Tecnoblog)

Recurso similar foi apresentado pelo Google em 2018

Em 2018, o Google apresentou um recurso igual para o Fotos. Porém, a ferramenta nunca foi lançada oficialmente. É provável que o Colorir presente em toda a série Galaxy S24 tenha relação com o recurso mostrado pelo Google em 2018. No último Galaxy Unpacked, as duas empresas anunciaram algumas parcerias, incluindo o uso do modelo de IA Gemini e a função Circule para Pesquisar.

Relembre o lançamento do Galaxy S24

Com informações: AndroidAuthority

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados