Gerenciador de Tarefas do Windows 11 poderá mostrar o tipo de SSD do PC
Versão de teste do Windows 11 mostra Gerenciador de Tarefas finalmente informando se SSD do computador é do tipo NVMe ou SATA
Versão de teste do Windows 11 mostra Gerenciador de Tarefas finalmente informando se SSD do computador é do tipo NVMe ou SATA
O Gerenciador de Tarefas do Windows 11 já é capaz de informar se cada unidade de armazenamento de dados do seu computador é um HD ou um SSD, mas, neste último caso, não especifica o tipo. Mas isso pode mudar em uma atualização do sistema operacional esperada para um futuro próximo.
É que o relata o Windows Latest com base em uma descoberta feita pelo perfil @phantomofearth do X/Twitter, que tem um histórico de antecipação de novidades sobre o Windows.
As imagens divulgadas pela conta são baseadas na compilação 22635.4225 do Windows 11 beta destinado a usuários do programa de teste Windows Insider. Elas mostram o Gerenciador de Tarefas descrevendo uma unidade de armazenamento como “SSD (NVMe)”.
Atualmente, o Windows 11 só informa se a unidade é um HD ou um SSD. Na nova abordagem, o tipo de SSD também é designado, ou seja, o Gerenciador de Tarefas passa a informar se ele tem interface SATA ou se é baseado no protocolo NVMe que, usualmente, corresponde a uma unidade que combina comunicação via PCI Express com o formato de conexão M.2.
Note também que, ao clicar na unidade, o Gerenciador de Tarefas exibe outros parâmetros, como capacidade de armazenamento e velocidades de gravação ou leitura de dados. Mas esses detalhes são exibidos há algum tempo, inclusive no Gerenciador de Tarefas do Windows 10.
Poderia haver acréscimo de mais informações, então, a exemplo de temperatura e “saúde” da unidade, como sugere o Windows Latest. Hoje, esses detalhes são fornecidos por ferramentas de terceiros. Quem tem um SSD Kingston, por exemplo, pode obter esses dados usando o software gratuito Kingston SSD Manager.
Ainda não há essa informação. Por ora, a designação do tipo de SSD no Gerenciador de Tarefas não passa de um recurso em teste. Mas é uma mudança simples e que, aparentemente, funciona bem. Presumo que a sua liberação oficial não irá demorar, portanto.
Em tempo, você pode acionar o Gerenciador de Tarefas pressionando Ctrl + Alt + Del e escolhendo a opção de mesmo nome no menu que surgir. Ou, se preferir um atalho direto, pressione Ctrl + Shift + Esc.