Google Agenda para web finalmente ganha modo escuro; veja como fica
Google Agenda (Google Calendar) para navegadores recebeu atualização de interface e, com isso, opção de modo escuro foi finalmente adicionada
Google Agenda (Google Calendar) para navegadores recebeu atualização de interface e, com isso, opção de modo escuro foi finalmente adicionada
A versão web do Google Agenda (Google Calendar) não tinha um modo escuro, mas essa limitação está finalmente sendo resolvida. O recurso foi adicionado ao serviço junto com uma reformulação de interface que envolve botões, caixas de diálogo e fontes visualmente mais modernas.
Essa é uma daquelas mudanças simples, mas que podem fazer a diferença para quem usa o Google Agenda com frequência. Não por acaso, muita gente recorria a extensões para Chrome com o intuito de ativar um modo escuro não oficial na ferramenta.
As mudanças são baseadas no Material 3, a atual versão do padrão de design do Google. Ela está presente em vários serviços e softwares da companhia, como o Google Authenticator para Android, só para citar um exemplo recente.
O Material 3 permitiu ao Google Agenda receber quatro mudanças principais, de acordo com a própria companhia:
Apesar de o novo visual do Google Agenda ter sido anunciado para clientes do Google Workspace, ele também será liberado para contas pessoais no Google, em escala global.
Trata-se de uma atualização geral, portanto, mas progressiva. Alguns usuários já receberam a nova interface (não é o meu caso), mas o Google pode levar algumas semanas para liberá-la para todo mundo.
Quando a nova interface for disponibilizada em sua conta, bastará ir em Configurações, no canto direito superior da página, e selecionar entre os temas claro, escuro ou padrão do dispositivo na área Aparência.
O Google alerta que, como esta é uma atualização de interface, a mudança pode afetar a experiência de uso de extensões para o Google Agenda, pelo menos até essas ferramentas serem revisadas.
Leia | Como colocar uma página em modo paisagem no Google Docs