Google Assistente ganha ajuste para não ser ativado por acidente

Ajuste pode fazer uma caixa de som inteligente parar de ser ativada quando você não fala "OK Google"

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
google nest mini google assistente tecnoblog

O Google Assistente começou a ser atualizado em caixas de som e telas inteligentes, entregando um controle que permite ajustar a sensibilidade do sistema para a palavra de ativação “Ok Google”. A novidade é levada em atualização do Google Home e chegará aos usuários aos poucos.

Se você tem uma caixinha de som inteligente com suporte ao Google Assistente, como a Nest Mini que é do próprio Google e foi lançada no Brasil, já percebeu que nem sempre o comando de ativação “OK Google” é entendido com clareza. Ou então o lado oposto, quando o gadget é ativado quando alguma palavra foneticamente parecida com o “OK Google” é falada, seja por você ou por alguém por perto, ou mesmo na TV – essa, comigo, acontece mais vezes.

Tentando solucionar este problema, o Google liberou uma atualização para o Google Home, app que controla toda a casa conectada e essas caixinhas também a partir de um iPhone ou Android, com uma novidade que permite ajustar a sensibilidade da parte do sistema que entende exatamente a palavra que o ativa.

O controle fica dentro dos ajustes do gadget e oferece uma barra que vai desde menos sensível, passa pela sensibilidade padrão e vai até mais sensível. Por padrão, o dispositivo estará com o marcador no meio e apenas o usuário com a conta primária que acessa o gadget poderá subir ou descer este nível.

Como praticamente todos os produtos do Google, a atualização com o novo ajuste será levada aos poucos para todos os usuários. Eu atualizei o Google Home por aqui em um Android e no iPhone, sem nenhum deles exibir a novidade.

Com informações: XDA-Developers.

Leia | Como mudar a voz do Google Assistente

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.