Google Chrome para iPhone melhora pesquisa visual e ganha mais funções

Chrome para iOS agora permite refinar pesquisas no Google Lens com texto, salva imagens diretamente no Drive ou Fotos, e mais

Emerson Alecrim

Em seu esforço para diminuir o domínio do Safari no iPhone e iPad, o Google acaba de incrementar o Chrome para iOS. A nova versão do navegador traz quatro novidades, com destaque para uma função de texto que potencializa as pesquisas visuais feitas via Google Lens.

Google Lens complementado com texto

A pesquisa com Google Lens é aquela que permite a você selecionar uma foto ou parte de uma imagem para fazer buscas visuais. Esse recurso é útil para que você possa encontrar informações sobre um objeto que aparece em uma foto, por exemplo.

Para tornar essa pesquisa mais precisa, o Chrome para iOS passou a aceitar que buscas visuais aceitem texto. Por exemplo, se você tiver usado a imagem de um guarda-chuva no Google Lens, poderá refinar a pesquisa escrevendo que quer detalhes somente sobre “guarda-chuva amarelo”.

Salve imagens no Google Drive ou Fotos

Outra novidade, talvez a mais útil delas, é uma função que permite salvar imagens automaticamente no Google Drive ou Fotos. Com isso, é possível poupar o espaço de armazenamento do iPhone ou iPad.

Para tanto, basta escolher um desses serviços ao salvar uma imagem da web a partir do Chrome.

Mapa diretamente no Chrome

O terceiro incremento do navegador é um mapa que surge quando o usuário toca no endereço que aparece em uma página web. O mapa é exibido no próprio Chrome, sem ser necessário alternar entre o app do Google Maps ou outro aplicativo do tipo.

Por enquanto, esse recurso está em teste, razão pela qual aparece para um número limitado de usuários. Mas, de acordo com o Google, o mapa integrado ao Chrome deverá ser liberado em escala global nos próximos meses.

Google Shopping Insights

A quarta e última novidade é a integração do Google Shopping Insights ao navegador. Com o recurso, a barra de endereços do Chrome avisa de que um produto do interesse do usuário está com um bom preço para compra. Quando o ícone do alerta é tocado, uma janela abre para mostrar o histórico de preços do item.

Infelizmente, esse recurso está disponível somente nos Estados Unidos. Mas o Google afirma que o Shopping Insights será expandido para outras regiões nos próximos meses.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.