Google copia Samsung no Android 14 com recurso para gerenciar volume
Beta do próximo sistema operacional do Google mostra mais opções para personalizar os sons dos recursos e sistema do Pixel
Beta do próximo sistema operacional do Google mostra mais opções para personalizar os sons dos recursos e sistema do Pixel
A segunda versão de testes do Android 14 trouxe um recurso pedido por muito tempo pelos usuários do Pixel — e comum no Galaxy. O Android DP2 (Developers Preview 2), usada por desenvolvedores, trouxe uma opção de customizar o volume do toque de ligação e notificação separadamente. A Samsung utiliza uma ferramenta idêntica no One UI, mas com menos opções de gerenciamento.
Na captura de tela divulgada pelo Android Police, o Android 14 para Desenvolvedores, que está na segunda “rodada” de testes, aparece com cinco opções de personalização de volume — uma a mais do que a configuração “Volume” no One UI 5.0. O Google está testando essa ferramenta no Pixel, seu smartphone próprio e que é o primeiro a receber os testes do Android 14.
É natural que um sistema operacional aberto, como é o caso do Android, tenha suas diferenças de acordo com as fabricantes. Todavia, o menu de volume parece “inacabado” nas interfaces baseadas em Android. O que tem em um modelo pode faltar em outro.
Por exemplo, no One UI, por padrão, o volume do alarme é alterado só no aplicativo do Relógio. Já no MIUI, usado nos celulares da Xiaomi, isso pode ser feito no menu “geral” de volume, clicando nos próprios botões de volume. O Android no Pixel segue a opção dos smartphones chineses.
Porém, a interface dos smartphones Samsung separa o som do toque das ligações e notificações no menu de gerenciamento — que pode ser acessado ao clicar nos três pontinhos da barra de volume. E convenhamos, faz mais sentido ter um volume diferente para ligações e notificações. Dependendo do usuário, um será mais prioritário que o outro (eu não tenho a menor ideia de como é o toque do meu celular).
No Pixel, assim como nos celulares com MIUI, o volume da notificação e da ligação são integrados Entretanto, o Google permite que o volume do alarme seja alterado no mesmo menu, assim como o volume da voz durante as chamadas — sua vez de copiar, Samsung.
Agora, com essa revelação do beta do Android 14, parece que o Google finalmente dará aos usuários do Pixel o que eles pedem há um bom tempo. Em um dos testes do Android 13, na sua versão de atualização pós-lançamento, essa divisão de volumes apareceu.
A versão final do Android 14, se tudo sair como o planejado, chegará em agosto. Até lá, o Google realizará seis testes. Os dois primeiros são feitos com desenvolvedores — chamadas de Developers Preview. O último destes testes está prestes a ser encerrado.
Em seguida, por volta do fim de março e início de abril, o Google libera as versões betas “de verdade”, na qual usuários finais — de diferentes smartphones — terão acesso aos testes do Android 14 e seus novos recursos.
Com informações: Android Police