Google Essentials dará acesso aos principais serviços da companhia no PC

Aplicativo Google Essentials funcionará como um "hub" e estreará em notebooks HP; ferramenta chegará a outros PCs com Windows nos próximos meses

Emerson Alecrim

O Google anunciou um aplicativo chamado Essentials que promete dar acesso rápido aos seus principais serviços a partir do Windows, como o Mensagens e o Fotos. A ferramenta também incluirá atalhos para serviços a serem acessados via navegador, como Docs e Agenda.

A liberação do Google Essentials começará com algumas linhas de notebooks da HP, como Spectre, Envy, Pavilion, Omen e Victus. Me pergunto se essa é uma boa estratégia, afinal, o aplicativo poderá se passar por um bloatware e, assim, fazer o usuário ter o ímpeto de desinstalá-lo.

Quem decidir manter e utilizar a ferramenta terá mais do que um conjunto de atalhos para os serviços do Google, aparentemente. A companhia promete uma experiência que permite ao usuário alternar facilmente entre recursos disponíveis no seu celular e em seu notebook.

A empresa deu um exemplo interessante: o Essentials permitirá que o usuário tenha acesso a milhares de jogos via Google Play Games; com essa integração, será possível sincronizar progresso, recompensas e outros recursos de determinados títulos quando eles forem jogados no PC e no celular.

O Google Essentials foi anunciado nesta quinta-feira (22). Mas, curiosamente, o Google ainda não liberou capturas de tela do aplicativo.

Disponibilidade do Google Essentials

O Google Essentials estreará nas linhas de notebooks da HP, mas ainda não há informação sobre quais modelos farão parte desse lançamento ou quando eles chegarão ao mercado.

Mas, como não faz sentido anunciar algo com muita antecipação, ainda mais sem imagens de divulgação, eu imagino que os primeiros laptops HP com Google Essentials serão lançados nas próximas semanas — no mais tardar, no fim do ano.

De acordo com o Google, o aplicativo será liberado para mais notebooks e desktops no decorrer dos próximos meses. A companhia só não deixou claro se haverá link para que um usuário interessado instale a novidade por conta própria.

Para quem comprar um notebook com Google Essentials e não simpatizar com ele, a companhia já adiantou: o aplicativo poderá ser desinstalado por completo, a qualquer momento. “Como sempre, queremos garantir que você esteja no controle da sua experiência”, complementa a empresa. Então, tá.

Leia | Como baixar imagens do Google [Celular e PC]

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.