Android 12 tem primeira prévia liberada; conheça as novidades
Android 12 deve ter suporte melhorado a formatos de mídia, mais recursos de segurança e novo design de notificações
Android 12 deve ter suporte melhorado a formatos de mídia, mais recursos de segurança e novo design de notificações
Nesta quinta-feira (18), o Google apresentou o primeiro preview do Android 12. A prévia deixa claro que a nova versão do sistema operacional melhorará o suporte a formatos de mídia, terá mais recursos de privacidade e segurança, bem como trará uma interface mais otimizada para tablets e TVs, por exemplo.
Comecemos pelos recursos que prometem melhorar a experiência do usuário. Um deles aprimorará o suporte a conteúdo em HEVC. Graças a uma função de conversão em tempo real, o Android 12 permitirá que aplicativos funcionem com esse padrão mesmo se não forem diretamente compatíveis com ele.
Além disso, o Android 12 trará suporte ao AVIF, formato de imagem que gera mais compactação em relação a padrões como JPEG ou WebP sem, no entanto, prejudicar a qualidade do conteúdo.
As notificações também serão atualizadas. O design delas está sendo reformulado para torná-las mais intuitivas e funcionais. Nesse sentido, transições e animações na área de notificações deverão ficar mais suaves.
O detalhe mais importante: as notificações serão mais rápidas e responsivas. A ideia é fazer o app correspondente abrir tão rapidamente quanto possível quando o usuário tocar em uma notificação.
Graças a uma nova API, o Google também fala em facilitar a inserção de imagens, vídeos e outros conteúdos em aplicativos. Suporte melhorado a áudio multicanal e aperfeiçoamento na API para navegação por gestos também fazem parte das novidades.
Haverá ainda um modo de feedback háptico integrado ao áudio para permitir, por exemplo, que o celular vibre em determinada intensidade como efeito especial de um jogo.
Os parâmetros de privacidade e segurança mudam continuamente, por isso, nada mais natural que cada nova versão do Android traga algum foco sobre esse aspecto.
No Android 12, o tratamento dessas questões começa com o maior controle sobre o comportamento de cookies, uma abordagem alinhada com mudanças que estão sendo implementadas no Chrome e outros navegadores. O plano, basicamente, é dar ao usuário mais controle sobre como cookies podem influenciar em sua navegação.
O Android 12 também tornará a exportação de componentes mais segura para evitar que aplicativos transmitam determinados dados inadvertidamente, bem como restringirá, mais do que no Android 11, o acesso ao endereço MAC do dispositivo.
O usuário do Android 12 poderá esperar por atualizações mais rápidas, tanto de aplicativos quanto do próprio sistema operacional. A ideia é permitir que mais atualizações do Android sejam liberadas via Google Play — trata-se de uma expansão do Project Mainline.
A experiência do sistema operacional com telas grandes também deverá melhorar. Isso significa que o Android 12 terá mais recursos para otimizar o aproveitamento do visor de smartphones dobráveis, tablets e TVs. Isso inclui a disponibilização de um preview do Android 12 para Android TV.
Não está claro se essa abordagem será suficiente para reduzir a quantidade de aplicativos que ficam “esticadões” em telas grandes, mas essa é a expectativa.
Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, o Android 12 deverá incorporar ainda procedimentos de teste e depuração mais fáceis.
Essas são apenas algumas das características do Android 12. Outras serão reveladas no decorrer dos próximos meses. Por ora, o Google está liberando informações técnicas, voltadas a desenvolvedores.
Pois bem, os desenvolvedores que quiserem testar o Android 12 Developer Preview poderão fazê-lo por meio de imagens do sistema para Pixel 3 e 3 XL, Pixel 3a e 3a XL, Pixel 4 e 4 XL, Pixel 4a e 4a 5G ou Pixel 5. Quem não tiver um aparelho da linha Pixel poderá recorrer ao Android Emulator.
Informações sobre o Android 12 Developer Preview para Android TV estão disponíveis aqui.
Leia | O que é o TalkBack?