Google Pixel detecta acidente de carro e ajuda a salvar dono
Nos Estados Unidos, Google Pixel 4 XL aciona equipes de emergência automaticamente após detectar acidente de carro
Nos Estados Unidos, Google Pixel 4 XL aciona equipes de emergência automaticamente após detectar acidente de carro
Um proprietário de um Google Pixel 4 XL foi resgatado de um acidente com ajuda de seu celular. De acordo com o relato publicado no Reddit, o smartphone acionou os serviços de emergências pouco após uma carregadeira deslizar de uma ribanceira nos Estados Unidos. O socorro chegou com o auxílio de uma ferramenta disponível nos telefones do Google que detecta acidentes de carro.
Os detalhes sobre o acidente foram compartilhados nesta segunda-feira (22). O usuário upostnospam identificado como Chuck Walker conta que estava na carregadeira quando deslizou de uma ribanceira e caiu de cabeça para baixo em uma ravina. Ele também afirma que não se recorda exatamente de como tudo aconteceu.
“Eu só me lembro de acordar com uma dor horrível, lutando para respirar”, disse. “Gritei por socorro, sabendo que era inútil quando ouvi uma voz vindo do único fone de ouvido que ficou no lugar. Para minha surpresa, era um despachante de emergência!”
O resgate se deu devido à ferramenta de detecção de acidentes de carro do Google Pixel, habilitada pelo usuário algumas semanas antes do imprevisto. Ainda que Walker estivesse desacordado e sem acesso ao celular, o próprio smartphone ligou para o número de telefone 911 para que equipes de emergência pudessem socorrê-lo.
“[O despachante de emergência] me disse que a ajuda estava a caminho e que já haviam entrado em contato com minha esposa”, relatou. Depois, não demorou muito e os bombeiros do Distrito de Proteção Contra Incêndios de Southern Platte chegaram para resgatá-lo do incidente.
Isto é possível graças a uma função que está disponível no Google Pixel 3, 4, 4a, 4a 5G e 5. A fabricante explica que, ao detectar um possível acidente, o telefone irá emitir alertas ao usuário para saber se ele precisa de ajuda. Em seguida, o dono do celular terá de escolher duas alternativas: ligar para serviços de emergência ou cancelar a chamada.
Caso o usuário não responda em 60 segundos, o celular automaticamente tentará acionar o resgate em viva-voz para informar o acidente. A localização aproximada também será compartilhada para que as equipes cheguem ao local da ocorrência.
“A ‘detecção de acidente de carro’ não funciona no modo avião nem quando a ‘Economia de bateria’ está ativada”, informa a página de suporte do Google. “Esse recurso só funciona no país do chip do smartphone e não funciona em roaming”. A função também vem desativada por padrão.
Walker ainda conta que teve fraturas em sete costelas e quatro vértebras torácicas. “O acidente ocorreu nas profundezas da minha propriedade e ninguém esperava que eu retornasse por algumas horas”, relata. “Teria sido uma espera miserável”.
Com informações: 9to5Google, Google e Reddit
Leia | Como recuperar dados de um celular com a tela quebrada