Google Play Store libera (e remove) pagamento via PayPal no Brasil
Usuários viram nova opção de pagar via PayPal para comprar apps de Android na Play Store; Google não confirma lançamento
Usuários viram nova opção de pagar via PayPal para comprar apps de Android na Play Store; Google não confirma lançamento
Alguns usuários no Brasil se depararam com uma nova opção de pagamento na Google Play Store: seria possível adquirir apps de Android e realizar compras in-app através do PayPal. No entanto, isso rapidamente sumiu da loja de aplicativos. Será que teremos um lançamento em breve por aqui?
Desde 2014, o PayPal é aceito como meio de pagamento na Play Store em diversos países como EUA, Canadá, México, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Chile — porém o Brasil nunca foi incluso.
A liberação do PayPal na Play Store brasileira poderia ser apenas um bug, então entramos em contato com o Google para entender isso melhor. Um comunicado ao Tecnoblog, vindo da sede nos EUA, diz apenas: “não temos nada para confirmar neste momento”. (“We don’t have anything to confirm at this point.”)
A dica veio do leitor Yuri Silva na TB Comunidade: ele publicou um print da novidade, que surgiu em seu Moto G5S Plus. A opção “Adicionar PayPal” aparecia na Play Store indo em Menu > Formas de pagamento, junto às modalidades de cartão de crédito, Mercado Pago e crédito-pré-pago.
Nossa editora Melissa Cruz Cossetti também viu essa opção quando tentava comprar um item dentro de um jogo. O leitor Igor R. tem um relato semelhante, dizendo que o PayPal apareceu na última quarta-feira (7) e sumiu desde então.
O leitor Wanderson Ferreira conseguiu realizar o cadastro de sua conta. Ele explica na TB Comunidade: “na verdade foi bem rápido e simples, ele pediu meu e-mail do PayPal e enviou um SMS com a senha de verificação; digitei, e já apareceu como conectado, tudo na tela do próprio Google Play”. No entanto, isso agora aparece como “não disponível”.
Eu acho interessante usar o PayPal como meio de pagamento, em vez de inserir diretamente meu cartão de crédito (ou débito), por três motivos. Primeiro, o app poderia vazar esses dados se os guardasse por conta própria, então deixá-los em uma carteira virtual pode ser mais seguro. O Google investe bastante em segurança, então talvez essa não seja uma preocupação aqui.
Mas há o segundo ponto: centralizando tudo no PayPal, eu posso direcionar os gastos para um cartão específico. Se o limite de um cartão acabar, posso escolher outro como preferencial; também dá para inserir cartões de débito para descontar direto da minha conta bancária. E, como terceiro motivo, é possível adicionar saldo com boleto ou cartão, em vez de comprar créditos pré-pagos que só poderiam ser usados na loja do Google.