Google Play Store testa comparador de apps para Android
O comparador da Google Play Store mostra dados como avaliação, número de downloads e até a facilidade de uso do aplicativo
O comparador da Google Play Store mostra dados como avaliação, número de downloads e até a facilidade de uso do aplicativo
O Google está testando uma espécie de comparador de recursos e funções entre aplicativos semelhantes na Play Store. A ideia é de introduzir uma ferramenta que pode auxiliar o usuário na hora de decidir se instala uma ou outra opção disponível na loja oficial de apps do Android.
Quem nunca entrou na Play Store e procurou um aplicativo pela função, não pelo nome? O resultado da busca por “media player” pode parecer caótico com a quantidade de resultados, com apps que parecem idênticos. Atualmente o usuário pode comparar cada resultado com base na avaliação de outras pessoas, ou lendo a descrição de recursos.
Um teste parece querer dar uma mãozinha neste momento, já que a Google Play Store começou a mostrar um comparador interno que é exibido dentro da página de um aplicativo. O recurso aparece logo após as informações do desenvolvedor – abaixo da área de comentários e avaliações.
Neste novo local, o gigante das buscas coloca alguns atributos que podem ser importantes na hora de escolher qual aplicativo baixar no Android. A lista começa com a quantidade de estrelas nas avaliações e número total de downloads, seguido de uma barra que indica quão fácil ou difícil é o uso do app.
No caso de reprodutor de mídia, o comparador também mostra se o aplicativo pode rodar vídeos, música ou fotos sem a necessidade de internet, se ele tem opção para algum tipo de streaming, quais resoluções são suportadas, além de informações adicionais como a habilidade de inserir legendas na reprodução, ou então rodar um vídeo em janela flutuante. Um detalhe importante deste comparador é que ele sempre exibe dois concorrentes ao mesmo tempo.
O teste foi encontrado na versão 22.4.28 da Play Store, mas não aparece para todos os usuários. Este tipo de exibição seletiva é comum em testes e o número de participantes tende a aumentar aos poucos.
Com informações: Android Police.