Google quer levar recursos do Discover para o computador

Google está testando novo design para a sua página inicial com widgets e publicações sugeridas; testes estão acontecendo na Índia

Felipe Freitas
Por
Marca do Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Marca do Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google iniciou na Índia os testes com a uma nova página inicial do buscador para navegadores. Nessa versão, a home do Google adota elementos do Discover, recurso presente no aplicativo mobile do serviço de buscas. O Discover, além da barra de pesquisa, mostra publicações com base nas preferências do usuário.

A ideia do Google é levar para os navegadores a experiência do aplicativo mobile (que o autor aqui acha muito boa). Por outro lado, a Big Tech, se aprovar a novidade, seguirá com um recurso já usado pelo rival Bing. A vantagem do Google é que, como disse o próprio CEO da Microsoft, os resultados são melhores — sem falar nos widgets de esportes.

Google deve levar widgets para os navegadores

Google testa novo design para a sua página inicial (Imagem: Reprodução/MSPowerUser)
Google testa novo design para a sua página inicial (Imagem: Reprodução/MSPowerUser)

Na captura de tela divulgada pelo site MSPowerUser, podemos ver que além de artigos sugeridos, o Discover do Google para navegadores mostra widgets na parte lateral da tela. Há um widget de esporte (críquete), um de tempo de outros de desempenho de ações de empresas. Por causa da limitação da tela do celular, a exibição desses recursos não é possível

Talvez a maior dificuldade do Google na implementação desse novo visual seja a aceitação do público. Há anos estamos acostumado com a página inicial do buscador e seu visual limpo, com poucos botões e um doodle vez ou outra. Com mais elementos na home, a empresa terá que avaliar se os consumidores não considerarão que a tela está poluída.

Um porta-voz do Google confirmou para o The Verge que o teste só está acontecendo na Índia. Afinal, com mais de 1 bilhão de habitantes (e terra natal do CEO da empresa), o país se torna um ótimo lugar para avaliar a implementação de um novo recurso.

Tela inicial do Bing traz widgets e principais notícia no topo da rolagem (Imagem: Reprodução/Bing)
Tela inicial do Bing traz widgets e principais notícia no topo da rolagem (Imagem: Reprodução/Bing)

A captura de tela mostra que o Google busca um visual parecido com o Bing. Falando com a experiência de meses usando o Bing como buscador principal, só espero que a empresa dirigida pelo Sundar Pichai permita mais personalizações na tela inicial. Uma das piores coisas do Bing é bloquear um site de caça-clique e vê-lo no menu irremovível “Principais Notícias”.

Com informações: Ars Technica e MSPowerUser

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados