Google vai ligar para SAC, pular menu e esperar na linha até ser atendido
Ferramenta para falar direto com atendente funciona no Android, no iOS e no Chrome para desktop. Recurso está em testes nos EUA, com empresas selecionadas.
Ferramenta para falar direto com atendente funciona no Android, no iOS e no Chrome para desktop. Recurso está em testes nos EUA, com empresas selecionadas.
O Google começou a testar, nos Estados Unidos, uma ferramenta que consegue ligar para serviços de atendimento, escolher as opções necessárias, ficar na linha até um funcionário atender e, então, notificar o usuário. Ela se chama “Talk to a Live Representative” (ou “fale com um atendente humano”, em tradução livre) e funciona no app do Google para Android e iOS, e também no Chrome para computadores.
A ferramenta ainda está em fase experimental e restrita aos EUA, como parte dos Google Search Labs. Para usá-la, é preciso ativar a opção na página de teste.
Depois, é necessário buscar o atendimento ao cliente no Google e escolher a opção “Solicitar uma ligação”, nos casos em que ela estiver disponível. Também dá para selecionar o tipo de problema que você precisa resolver, para direcionar o robô a escolher a opção mais apropriada.
Infelizmente, além de estar limitado aos EUA, o recurso também só funciona com algumas empresas. No momento, a lista tem quase 30 nomes, como companhias aéreas, operadoras, lojas, serviços de entrega e seguradoras.
Algumas empresas são bem famosas, como Delta, United, Sprint, Best Buy e Walmart. Por isso, dá para imaginar que, apesar das limitações, o “Talk to a Live Representative” seja útil para um número considerável de clientes.
Como nota o 9to5Google, os celulares Pixel contam com um recurso chamado “Hold for Me”, algo como “Fique na linha por mim”, em tradução livre. Apesar de parecido, ele é mais limitado: o usuário tem que escolher as opções do menu. Só depois disso é que a ferramenta entra em cena para esperar o atendente e notificar o usuário.
O Google vem prometendo facilitar o trabalho de ligar para serviços desde 2018, quando apresentou o projeto Duplex, que liga para diversos serviços e usa uma voz robotizada para resolver o que o usuário deseja.
Nos EUA, ele já é capaz de marcar horários em estabelecimentos. O Duplex chegou ao Brasil em 2022, para confirmação de horários de atendimento de empresas e compra de ingressos de cinema.
Com informações: 9to5Google, The Verge