Instagram cria feed cronológico de Reels e Stories — na Europa

Rede social da Meta se adequa à legislação da União Europeia e cria novo feed cronológico; TikTok também liberou atualização exclusiva para membros da UE

Felipe Freitas
Por
Publicações no feed do Instagram
Instagram terá mais feeds cronológicos, mas só na Europa (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta liberou o feed cronológico para o Reels e Stories no Instagram — porém, somente para países que integram a União Europeia (UE). A atualização é uma medida da empresa para se adequar ao Ato de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), legislação do bloco político-econômico sobre defesa do consumidor nas plataformas digitais. A empresa também atualizou o resultado das buscas, que focarão somente nas palavras-chaves inseridas pelo usuário.

Uma das exigências da DSA é que as redes sociais permitam que os usuários escolham não receber conteúdo personalizado. No início deste mês, o TikTok liberou a função de desativar o algoritmo de recomendação. A novidade também é exclusiva para os 27 países integrantes da União Europeia.

Instagram libera feed cronológico no Reels e Stories

Usuários do Instagram nos países membros da UE já podem ativar o feed cronológico no Reels e Stories, segundo a Meta em seu site oficial. Indiretamente, usar esse feed cronológico “desativa” o algoritmo de recomendação da plataforma.

Assim, os usuários verão no Reels apenas o que as contas que eles seguem publicaram e na ordem cronológica inversa — do mais recente para o mais antigo. Na parte do Stories, nunca houve a exibição de conteúdo recomendado de contas não seguidas.

Todavia, como a própria Meta explicou semanas atrás, o Stories usa diversos fatores para determinar a ordem dos stories que aparecem para os usuários — por exemplo, histórico de interações e até as chances de você conhecer seus “Seguidos” pessoalmente. Agora, os europeus poderão ver apenas os stories mais recentes.

(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Adeus, “stories aleatórios”: usuários do Instagram em países membros da UE poderão escolher feed cronológico para stories (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Novidades no sistema de busca do Instagram

A Meta informou ainda que os resultados das buscas na plataforma foram “aprimorados” para os usuários dos países da UE. Vamos contextualizar: ao buscarmos no Instagram, a plataforma apresenta não só os resultados baseados na palavra-chave, mas também com o que já buscamos e interagimos na rede social.

Com a atualização, o Instagram baseará a busca somente nas palavras-chaves digitadas pelo usuário.

Mais plataformas necessitam se adequar à DSA

Meta e TikTok (listando em ordem cronológica reversa) já anunciaram as suas atualizações para seguir as normas da União Europeia. A DSA divide as plataformas digitais com base em seus tamanhos e alcance.

No “nível” “Plataformas Online Muito Grandes” (tradução direta), ou VLOPs na sigla em inglês, estão YouTube, Amazon, Wikipedia, Facebook, App Store, Snapchat, Twitter e outras. Todas elas terão que ser mais transparentes sobre os seus algoritmos e fornecer opções para os usuários visualizarem conteúdos sem recomendação das plataformas.

No caso do “Xwitter”, a rede social já possui um feed cronológico. Todavia, Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO da plataforma, terão que publicar mais informações sobre o algoritmo da rede social.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados