Intel cria notebook premium Nuc M15 para ajudar pequenas marcas
Nuc M15 Laptop foi projetado pela Intel, mas será comercializado por outras marcas em esquema “white label”
Nuc M15 Laptop foi projetado pela Intel, mas será comercializado por outras marcas em esquema “white label”
A Intel anunciou nesta quinta-feira (19) o Nuc M15 Laptop, notebook com processador Core de 11ª geração e gráficos Iris Xe que estará disponível para venda a partir de 2021. Soa estranho: a Intel comercializando laptops próprios? Mas a proposta aqui é diferente. As unidades não ostentarão o selo Intel. Em vez disso, elas serão fornecidas a empresas dispostas a colocar a sua marca nelas.
Na prática, estamos falando de um produto “white label”, isto é, que foi desenvolvido ou produzido por uma empresa, mas será comercializado por outra marca mediante um contrato de licenciamento.
Com o Nuc M15 Laptop, a Intel espera estimular o mercado de notebooks premium focados em produtividade. A ideia é atender a marcas pequenas que, como tal, não têm os recursos que companhias como Dell e Samsung contam para desenvolver modelos sofisticados.
O Intel Nuc M15 Laptop pode ser equipado com um processador Core i5-1135G7 ou i7-1165G7 de 11ª geração e vem com GPU Iris Xe, da própria Intel. A memória RAM pode ter 8 GB ou 16 GB de capacidade, mas o módulo não pode ser removido: a memória é soldada à placa-mãe do equipamento. Já a bateria tem 73 Wh e, nas estimativas da Intel, oferece autonomia de até 16 horas.
Na conectividade, o notebook conta com duas portas USB-C compatíveis com Thunderbolt 4, duas portas USB tipo A (convencionais) de 10 Gb/s (USB 3.2 Gen 2), porta HDMI e conexão para fones de ouvido. Não há slot para cartão de memória, tampouco conexão Ethernet.
As especificações incluem ainda tela IPS de 15,6 polegadas, resolução de 1080p e sensibilidade a toques (opcional), webcam compatível com Windows Hello, corpo único de alumínio com 14,9 mm de espessura e peso de 1,65 kg.
Os preços serão definidos pelas empresas que comercializarem o Nuc M15 Laptop. É de se esperar valores que façam o modelo competir com notebooks como Asus ZenBook 14 e Dell XPS 13. A XPG está entre as marcas que lançarão o laptop.
Com informações: The Verge.