iOS 13 é compatível com iPhone 6, iPhone 6 Plus e iPhone 5s?
iPhone 6, iPhone 6 Plus e iPhone 5s não recebem mais atualização do iOS 13; confira os aparelhos que ainda podem atualizar
O iOS 13 não é mais compatível com o iPhone 6, iPhone 6 Plus e iPhone 5s — modelos de 2013 e 2014. O sistema operacional móvel da Apple lançado em 2019 englobou apenas os telefones de 2015. Confira quais foram os dispositivos compatíveis com a atualização e os novos recursos do iOS 13.
iPhone 6, 6 Plus e 5S não são compatíveis com iOS 13
O corte de aparelhos que podem atualizar para um novo sistema é natural. Conforme novos recursos de software são desenvolvidos, o hardware, uma vez obsoleto e impossível de ser atualizado, deixa de ser suficiente para atender as demandas das novas funcionalidades.
O iPhone 5s foi lançado em 2013 com iOS 7 e recebeu cinco grandes atualizações. Por sua vez, o iPhone 6 e 6 Plus chegaram ao mercado em 2014 e tiveram quatro updates de versão.
Quais foram os aparelhos compatíveis com o iOS 13
iPhones:
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone X
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 6s
- iPhone 6s Plus
- iPhone SE
iPod touch:
- iPod touch (7ª geração)
iPads:
- iPad Pro (todos os modelos)
- iPad de 5ª geração (2017)
- iPad de 6ª geração (2018)
- iPad Air 2
- iPad Air (2017)
- iPad Air (2019)
- iPad Mini 4
- iPad Mini (2019)
Quais foram os recursos adicionados com o iOS 13?
O foco do iOS 13 foi o modo escuro, recurso que faltava e já estava disponível no Android, por exemplo. A Apple também focou em privacidade nessa atualização, um dos exemplos foi o “Login com Apple”, método de cadastro da empresa para impedir que sites e aplicativos tenham muitos dados sobre o usuário.
O Teclado ganhou, finalmente, a função de deslizar para permitir que o usuário faça digitações arrastando o dentro pelas letras, o que facilitou a digitação com uma mão. Outros apps como Mapas, Mail e Lembretes também ganharam melhorias.
O iPad é que se destacou no iOS 13. Na verdade, o novo sistema para os tablets da Apple foi chamado de iPadOS, qual, mais que nunca, aproxima a experiência do dispositivo a de um computador (no caso, o macOS). A atualização trouxe um novo explorador de arquivos com suporte a dispositivos externos, um Safari com uma experiência de desktop e não mais mobile e a possibilidade de abrir o mesmo aplicativo várias vezes — como dois o Word para trabalhar em dois arquivos ao mesmo tempo.
Três modelos ficaram para trás e não terão acesso ao iPadOS. Isso inclui o iPad Air e iPad mini 2, lançados em 2013, que receberam cinco atualizações de versão; e o iPad mini 3, que veio no ano seguinte e teve quatro grandes updates do iOS.
Colaborou: Lucas Lima.
Leia | Como atualizar o iPad? Veja soluções para modelos recentes e antigos