iOS 14.5 agiliza desbloqueio por Face ID usando Apple Watch
Método permite utilizar o smartwatch para tornar o desbloqueio do iPhone mais rápido com o uso de máscaras de proteção
Método permite utilizar o smartwatch para tornar o desbloqueio do iPhone mais rápido com o uso de máscaras de proteção
O iOS 14.5 está em fase de testes, e traz um recurso para facilitar o reconhecimento facial via Face ID, tornando o método biométrico mais ágil mesmo com o uso de máscaras. A solução deve ajudar parcialmente quem tem um iPhone e precisa usá-lo em locais públicos, onde a proteção é exigida – entretanto só funciona para quem também tem um Apple Watch.
Apesar de ser possível treinar o iPhone para identificar seu rosto com máscara de proteção, o método não era algo oficial e eventualmente apresentava falhas. Desde o início da pandemia de COVID-19, em março de 2020, muitos usuários reclamavam sobre a necessidade de retirar a máscara para desbloquear o telefone – ou ser obrigado a digitar o PIN para desbloqueio, já que os iPhones recentes não contam com Touch ID.
Agora, a Apple finalmente apresentou uma forma de resolver o problema, ainda que ela não englobe todos os donos de iPhone e nem todas as funções que envolvem o Face ID.
Após habilitar o recurso, com um smartwatch da marca desbloqueado em seu pulso, você precisa apenas olhar para o sensor do seu celular e, então, sentirá o feedback tátil do relógio informando que o desbloqueio deu certo. É algo semelhante ao que acontece com os Macs.
Além disso, o bloqueio do iPhone também pode ser feito pelo Apple Watch – entretanto todas as outras ações, como autenticação de compra na App Store, não funciona com este método. Há ainda mais um ponto: em ciclos de algumas horas, você deverá inserir sua senha novamente como forma de verificação de segurança.
No passado, esse método já apresentou falhas ao ser utilizado por donos de Macs. Portanto, será necessário ver o recurso em funcionamento para saber se a demora da Apple em lançar algo relativamente já conhecido foi em prol de melhorias que envolvam segurança.
Vale lembrar que a Apple está estudando ainda a volta do Touch ID para o iPhone 13 – mas isso não resolveria os problemas dos iPhones X, XS, XR, 11 e 12. Por isso, espera-se que a empresa tenha feito um bom trabalho na solução atual.
A versão beta do iOS 14.5 para desenvolvedores traz ainda os controles que fornecem maior transparência ao rastreamento de dados por aplicativos (função de privacidade que irritou o Facebook e algumas outras empresas). Com o recurso, os apps deverão solicitar aos usuários a permissão para o rastreamento de atividades e coleta de informações.
Também estão presentes o suporte para controles de XBox Series S / X e PS5, compatibilidade com 5G dual-SIM e melhorias para a Siri, dentre elas a capacidade de ativar contatos de emergência por controles de voz.
Com informações: The Verge
Leia | Como bloquear o WhatsApp com senha biométrica usando a digital ou Face ID