Linux kernel 5.16 traz suporte a controles de Switch e pode melhorar jogos
Com novos drivers e sistema que poupa CPU e permite aumentar taxa de quadros, versão 5.16 do kernel do Linux tem potencial para games
Com novos drivers e sistema que poupa CPU e permite aumentar taxa de quadros, versão 5.16 do kernel do Linux tem potencial para games
A versão 5.16 do kernel do Linux está disponível. Como destaques, ela traz recursos que podem melhorar o desempenho de jogos (se implementados pelo software, obviamente), além de suporte a mais itens de hardware.
Linus Torvalds, criador e principal mantenedor do sistema, anunciou a novidade na lista de e-mails do núcleo. O kernel atrasou uma semana, mas não por problemas técnicos, e sim por causa das festas de fim de ano mesmo.
Apesar de mais ligado ao Linux, o kernel serve de base para vários outros sistemas, como o Android e o Chrome OS.
A mudança mais importante dessa versão do kernel talvez seja o sistema “futex2”. Ele permite que programas criem exclusões mútuas, variáveis condicionais e outros mecanismos de sincronização.
Com o componente, é possível fazer várias tarefas do tipo de uma única vez, poupando a CPU e aumentando a taxa de quadros. O recurso poderá ser utilizado futuramente no Wine e tem o potencial o desempenho de jogos.
O kernel tem também uma API para ajudar na verificação da integridade dos sistemas de arquivos, mas ela tem suporte a apenas o EXT4 no momento.
Ainda falando de games, o núcleo do sistema agora vem com suporte aos Joy-Cons e ao Pro Controller do Nintendo Switch. O LED do DualSense do PlayStation 5 deve funcionar perfeitamente também.
Outros itens de hardware ganharam compatibilidade, como o Magic Keyboard 2021 da Apple e a linha Surface, da Microsoft. Os tablets Intuos da Wacom e o mouse sem fio da Xiaomi tiveram seu suporte aprimorado.
O driver de gráficos da AMD agora é compatível com o DisplayPort 2.0, e o suporte aos gráficos do Intel Alder Lake S passou a ser estável.
O uso do kernel 5.16 depende, em grande parte, da implementação nas distribuições. Algumas fazer isso mais rápido, como o Pop!_OS, que deve lançar uma atualização nos próximos dias.
Outras fazem diferente. É o caso do Ubuntu, que não usa todo kernel lançado. A próxima atualização, a 22.04, deve chegar em abril, mas a Canonical ainda não confirmou que versão do núcleo do Linux vai usar.
Com informações: XDA-Developers, OMG! Ubuntu!.
Leia | O que é kernel?