Metal Gear Solid 5 deixará de ser vendido e perderá multiplayer em 2022

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain deixará de ser vendido em sua edição digital a partir de março do ano que vem; jogo também perderá funções que são online

Felipe Vinha
• Atualizado há 3 anos e 1 mês

A Konami vai dar um fim em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. A versão digital do game deixará de ser vendida no PC, PS3 e Xbox 360 a partir de 1 de março de 2022. Além disso, no dia 31 de maio, os servidores online serão desligados, deixando boa parte do game inoperante em termos de interação.

O adeus de Metal Gear Solid 5 (Imagem: Divulgação/Konami)

Lançado em 2015, Metal Gear Solid 5 apresenta muitos bons elementos online, que vão além do mero multiplayer. É possível colaborar com outros jogadores para suas próprias missões, resgatando soldados ou desativando bombas nucleares, por exemplo, o que destrava certos momentos durante a aventura.

Depois que os servidores forem desligados, o mais provável é que nada disso seja possível de ser realizado. A Konami não informou se pretende lançar uma atualização para que estas funções sejam convertidas para algum formato offline.

O jogo, contudo, poderá ser aproveitado quase que em sua totalidade em offline. Quem tiver comprado a versão digital antes de ser removida também vai poder baixar de novo quantas vezes quiser, por meio do histórico de compras.

O mesmo vale para quem tem a edição física: o disco vai funcionar sem qualquer mudança maior. Lojas que ainda tiverem o game em estoque vão continuar vendendo. O problema mesmo fica apenas em tentar comprar a versão digital depois de março do ano que vem.

Um motivo para o desligamento e remoção não foi informado, mas possivelmente tem relação comercial de licenciamento. Sem falar que seu criador original, Hideo Kojima, não trabalha mais para a Konami.

O fim de Metal Gear

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain marcou o fim da série Metal Gear, até então. Em 2018 chegou a ser lançado o game Metal Gear Survive, mas em formato multiplayer e sem qualquer relação mais direta com a história original.

Sem Kojima na Konami, não se sabe se a saga continuará em algum momento. Resta aguardar por mais novidades.

Com informações: Twinfinite.

Leia | A cronologia da franquia Metal Gear; saiba a ordem para jogar

Relacionados

Escrito por

Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.