OneDrive fica mais rápido e ganha integração com IA da Microsoft
Serviço de armazenamento em nuvem recebe mais opções de filtro e prazo para compartilhar arquivos.
Serviço de armazenamento em nuvem recebe mais opções de filtro e prazo para compartilhar arquivos.
A Microsoft anunciou nesta terça-feira (dia 08/10) diversas atualizações para o OneDrive, seu serviço de armazenamento na nuvem. Sem surpresas, uma dessas novidades envolve o Copilot, que agora pode ser usado diretamente no OneDrive comercial. A big tech também deixou o serviço mais rápido, criou opções de filtros e um recurso para determinar por quanto tempo um arquivo pode ser compartilhado com outras pessoas.
Além da IA generativa da Microsoft, os usuários comerciais do OneDrive poderão usar a ferramenta Copilot Agent. Esta ferramenta permite que você crie um assistente virtual conforme as suas necessidades — versão da Microsoft para um recurso já existente no ChatGPT.
O usuário pode programar o Copilot Agent para realizar tarefas repetitivas ou analisar dados periodicamente. Um exemplo dado pela Microsoft é o uso dessa IA para o treinamento de novos funcionários. Como o Copilot Agent pode ser compartilhado, o líder de alguma equipe pode criar uma IA para o onboarding e compartilhar com o recém-empregado.
Segundo a Microsoft, o serviço está mais rápido na versão web, o que permite ao usuário organizar arquivos entre os diferentes programas do Microsoft 365 com menos atraso na sincronização. Além disso, a big tech afirma que o uso offline também está mais ágil.
A Microsoft liberou novas opções para organizar e filtrar arquivos. Algo simples (que só chegou agora) é o uso de cores para categorizar pastas no Windows Explorer. Essa novidade já estava disponível no OneDrive, mas agora chega para as pastas do PC. Infelizmente, a liberação dessa novidade é gradual (eu uso o OneDrive pago e ainda não tive acesso).
O usuário também poderá escolher por quanto tempo um arquivo será compartilhado com outras pessoas. Assim, se membros de diversas equipes estiverem envolvidas em um projeto em diferentes etapas, o dono do arquivo pode definir o período que eles terão acesso. Isso pode evitar vazamentos e algum erro na produção.
Algumas novidades serão liberadas no fim de 2024 ou apenas em 2025. Um exemplo de recurso que só chegará no próximo ano é deixar o OneDrive mais rápido nas bibliotecas compartilhadas. Outro é a recapitulação de reuniões, em que o Windows Copilot resume os principais pontos da conversa.
A Microsoft revelou que a versão do OneDrive para celular será atualizada para priorizar a experiência com fotos. O app ficará mais amigável para a navegação em álbuns e buscas das fotografias. Para este caso, a big tech aprimorou o sistema de busca, que agora tem um melhor entendimento das buscas usando linguagem natural, o que facilita a busca usando um texto mais literal.
A mudança de interface priorizando fotos está disponível a partir de hoje para usuários de Android. Segundo a Microsoft, todos os clientes do SO do Google receberão a melhoria no decorrer das próximos semanas. Usuários do OneDrive no iOS terão que aguardar até novembro pelo update. Já a melhoria de buscas chega apenas na metade de 2025.
Com informações: The Verge
Leia | Como transferir a biblioteca do Google Fotos para o OneDrive