Microsoft apresenta novo visual para o OneDrive e mais recursos
Serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft passou por repaginada; empresa divulgou novos recursos, incluindo integração com o Copilot
Serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft passou por repaginada; empresa divulgou novos recursos, incluindo integração com o Copilot
A Microsoft apresentou na terça-feira (3) uma mudança visual para o OneDrive — além de mais recursos para o seu serviço de armazenamento na nuvem. O novo design do OneDrive mostra mais atalhos na parte lateral da interface e botões para abrir os programas do Microsoft 365 na tela inicial do serviço.
A alteração do visual e os novos recursos serão disponibilizados nos próximos meses, com uma parte dos recursos chegando apenas em 2024. Entre as futuras funcionalidades apresentadas pela Microsoft estão: integração do OneDrive com o Teams, abrir um programa no desktop através da nuvem e escolher modelos de documentos pelo botão de criar novo arquivo.
As dezenas de novidades apresentadas pela Microsoft podem demorar para chegar até o consumidor. Enquanto alguns recursos chegarão ainda em 2023, no máximo até dezembro, outras ferramentas só darão as caras no verão (do hemisfério norte) de 2024 — em outras palavras, depois de junho do próximo ano.
Como é comum em muitos lançamentos globais, as novidades serão liberadas gradualmente para os usuários. Eu, por exemplo, assino o Microsoft 365, que me dá acesso ao OneDrive, mas a nova interface não apareceu por aqui.
Entre os recursos que chegam por agora estão novas opções de filtros de arquivos. Por exemplo, os usuários podem buscar documentos baseados nas pessoas que têm acesso ao arquivo e compartilhados em reuniões. A Microsoft também criou a função de favoritar documentos.
Até dezembro, todos os usuários devem contar com o recurso de abrir um arquivo no seu programa nativo, instalado no computador, pelo OneDrive. Por exemplo, você poderá abrir um arquivo .DOCX no Word do seu PC direto do OneDrive. Hoje, o serviço abre a versão online do programa.
No Teams, a Microsoft substituirá o menu Arquivos pelo OneDrive. A mudança segue o planejamento da empresa de ganhar cada vez mais espaço no mercado de programas corporativos. No anúncio, a empresa revelou que o Copilot, IA generativa do Windows, chegará no OneDrive até dezembro.
E, ao pararmos para analisar todas as novidades, que incluem funções para controle de acesso e edição de arquivos, incluindo um recurso para facilitar fusões e compras de empresas, a maioria delas são focadas no uso empresarial do OneDrive.
Com informações The Verge e Microsoft
Leia | Como transferir a biblioteca do Google Fotos para o OneDrive