Microsoft cancela HoloLens 2 e não planeja lançar substituto

HoloLens 2 é um headset de realidade mista que a Microsoft lançou em 2019; companhia não tem planos de anunciar o HoloLens 3

Emerson Alecrim

Sem fazer alarde, a Microsoft decidiu descontinuar os óculos de realidade mista HoloLens 2. A produção do dispositivo já foi encerrada e, pelo menos até o momento, a companhia não tem planos de lançar um headset sucessor. As unidades que ainda continuam à venda são sobra de estoque.

Isso significa que, se alguma pessoa ou organização quiser adquirir o HoloLens 2, deve fazê-lo agora. Depois que o estoque acabar, a Microsoft manterá o suporte ao dispositivo, mas não retomará a produção.

Ao UploadVR, veículo que reportou o fim do HoloLens 2, a Microsoft informou que disponibilizará atualizações de segurança para os óculos até 31 de dezembro de 2027. Já o HoloLens original, cuja produção durou entre 2016 e 2018, receberá updates de software até o fim de 2024.

O motivo da descontinuação da linha não ficou claro, mas é possível que o HoloLens 2 tenha simplesmente chegado ao fim de seu ciclo de vida de produto. O headset foi lançado em fevereiro de 2019, o que significa que ele ficou pouco mais de cinco anos no mercado.

A decisão da Microsoft de não lançar um dispositivo sucessor, pelo menos por ora, não surpreende. A companhia deu a entender, em 2022, que o HoloLens 3 não seria lançado devido a uma “incerteza estratégica”.

HoloLens 2 (imagem: Divulgação/Microsoft)
HoloLens 2 (imagem: Divulgação/Microsoft)

O que é o HoloLens 2

O HoloLens 2 é um dispositivo de realidade mista que a Microsoft lançou em 2019 para viabilizar aplicações corporativas, industriais e até médicas. Por meio de hologramas exibidos por seu visor, o dispositivo pode auxiliar na fabricação de dispositivos complexos ou na realização de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

Para tanto, o conjunto de hardware do HoloLens 2 inclui componentes como o processador Snapdragon 850 e uma Unidade de Processamento Holográfico (HPU).

O HoloLens 2 chegou a ser lançado oficialmente no Brasil, em março de 2023. Mas não há relatos de que o produto tenha apresentado número expressivo de vendas no país, até porque seu custo era elevado: na época, a partir de US$ 7.729 para o modelo padrão.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.