Microsoft vai matar apps nativos Email e Calendário do Windows 11

Fim do suporte faz parte dos esforços da Microsoft para migrar usuários para novo Outlook. Outlook "clássico" terá suporte até 2029.

Giovanni Santa Rosa

A Microsoft anunciou que vai encerrar o suporte aos apps Email, Calendário e Pessoas do Windows 11 no dia 31 de dezembro de 2024. A empresa sugere que os usuários migrem para o novo Outlook, que reúne as funcionalidades de mensagens, agenda e contatos desses três aplicativos.

Segundo a Microsoft, após o fim do suporte, os aplicativos antigos não poderão mais enviar e receber mensagens, nem criar eventos. Mesmo assim, será possível exportar e-mails e contatos — assim, eles poderão ser importados no novo Outlook.

Outlook clássico vai durar até 2029

Usuários do Outlook clássico também precisarão migrar, mas o cronograma é diferente, com suporte garantido até 2029, no mínimo.

Atualmente, a transição na fase “opt-in”, em que o usuário precisa migrar manualmente. Depois, virá a fase “opt-out”, em que o usuário precisará se manifestar caso queira voltar para o Outlook antigo. Por fim, o acesso ao programa clássico será cortado — clientes empresariais terão 12 meses extras para fazer a migração.

Novo Outlook chegou em agosto de 2024

O novo Outlook para Windows foi testado ao longo de anos. Em agosto de 2024, ele chegou a uma versão estável e foi liberado para todos os usuários. Desde então, banners para migração têm aparecido no Outlook antigo e no Email para alguns usuários.

Entre as vantagens apresentadas pela Microsoft, estão inteligência artificial para ajudar na redação das mensagens, acesso rápido aos compromissos e tarefas do dia e opções de personalização para a caixa de entrada.

Por outro lado, o aplicativo tem recebido críticas por ser lento, já que mesmo a versão para Windows é baseada na versão web. Outro ponto que desagradou usuários é que, no novo Outlook, todos os e-mails passam por servidores da Microsoft, já que o app não se conecta diretamente aos provedores.

Com informações: The Verge, PC World, Microsoft

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.