Microsoft vai matar apps nativos Email e Calendário do Windows 11
Fim do suporte faz parte dos esforços da Microsoft para migrar usuários para novo Outlook. Outlook "clássico" terá suporte até 2029.
Fim do suporte faz parte dos esforços da Microsoft para migrar usuários para novo Outlook. Outlook "clássico" terá suporte até 2029.
A Microsoft anunciou que vai encerrar o suporte aos apps Email, Calendário e Pessoas do Windows 11 no dia 31 de dezembro de 2024. A empresa sugere que os usuários migrem para o novo Outlook, que reúne as funcionalidades de mensagens, agenda e contatos desses três aplicativos.
Segundo a Microsoft, após o fim do suporte, os aplicativos antigos não poderão mais enviar e receber mensagens, nem criar eventos. Mesmo assim, será possível exportar e-mails e contatos — assim, eles poderão ser importados no novo Outlook.
Usuários do Outlook clássico também precisarão migrar, mas o cronograma é diferente, com suporte garantido até 2029, no mínimo.
Atualmente, a transição na fase “opt-in”, em que o usuário precisa migrar manualmente. Depois, virá a fase “opt-out”, em que o usuário precisará se manifestar caso queira voltar para o Outlook antigo. Por fim, o acesso ao programa clássico será cortado — clientes empresariais terão 12 meses extras para fazer a migração.
O novo Outlook para Windows foi testado ao longo de anos. Em agosto de 2024, ele chegou a uma versão estável e foi liberado para todos os usuários. Desde então, banners para migração têm aparecido no Outlook antigo e no Email para alguns usuários.
Entre as vantagens apresentadas pela Microsoft, estão inteligência artificial para ajudar na redação das mensagens, acesso rápido aos compromissos e tarefas do dia e opções de personalização para a caixa de entrada.
Por outro lado, o aplicativo tem recebido críticas por ser lento, já que mesmo a versão para Windows é baseada na versão web. Outro ponto que desagradou usuários é que, no novo Outlook, todos os e-mails passam por servidores da Microsoft, já que o app não se conecta diretamente aos provedores.