Microsoft prepara Windows 10 para 2020 após mudanças internas na empresa
Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano; núcleo do sistema operacional será feito pelo Microsoft Azure
Windows 10 ainda terá duas grandes atualizações por ano; núcleo do sistema operacional será feito pelo Microsoft Azure
A Microsoft recentemente abriu para testes a versão do Windows 10 que chegará somente em 2020. Será que ela está se preparando para lançar apenas uma grande atualização por ano? Não é o caso: a empresa está fazendo isso porque o núcleo do sistema operacional passou para as mãos da equipe Azure, focada em computação na nuvem.
Mary Jo Foley, do ZDNet, explica o que está acontecendo nos bastidores da Microsoft. A empresa passou por uma reorganização no ano passado: o núcleo do Windows — kernel, sistema de arquivos, subsistema de segurança etc. — agora é responsabilidade da divisão Azure. Ou seja, o sistema será mais focado nas demandas para cloud computing.
Normalmente, a Microsoft segue este cronograma a cada versão:
Este ano, o cronograma precisou sofrer alterações para a equipe Azure assumir o comando. Basicamente, o núcleo do Windows não será atualizado em junho: a Microsoft vai pular direto para a versão de dezembro, que será a base da atualização prevista para abril de 2020. Por isso ela já está testando essa versão do Windows 10.
Não se engane: o Windows 10 vai receber duas grandes atualizações este ano, e a Microsoft quer manter essa cadência para os próximos anos. Só que, em 2019, os dois updates usarão a mesma base: isto é, o núcleo finalizado em dezembro de 2018.
O núcleo do Windows 10 será feito pela divisão Azure e distribuído para as outras equipes, como cliente Windows, Server e Xbox. A versão para dezembro de 2019 tem codinome “Vibranium”, referência à Wakanda de Pantera Negra. Enquanto isso, o núcleo previsto para junho de 2020 é chamado internamente de “Manganese” (manganês).
O programa Windows Insider tem os canais “Modo Rápido” (Fast ring) e “Modo Lento” (Slow ring) que estão atualmente na versão 19H1, prevista para abril. Eles darão acesso em breve à versão 19H2, a ser lançada em outubro. Há também o canal “Skip Ahead”, ou “avance para a próxima versão do Windows”, que já permite testar a versão 20H1 prevista para abril de 2020.
Com informações: ZDNet, Ars Technica.