A Microsoft está trabalhando em uma solução para quem usa o Windows 10 em PCs com pouco armazenamento disponível. Por meio de uma build de testes (17650), a empresa liberou uma versão mais leve do sistema operacional.

Batizada de Windows 10 Lean, a alternativa será oferecida em notebooks e tablets com até 16 GB de armazenamento, segundo o The Verge. O objetivo é permitir que esses aparelhos mais baratos também consigam receber atualizações.

De acordo com o Windows Central, a nova versão é 2 GB mais leve em relação à memória ocupada pelas versões convencionais do sistema. A economia é possível porque a Microsoft decidiu remover itens como Internet Explorer e até o Editor do Registro.

A empresa entende que essas ferramentas não costumam ser muito usadas nesses aparelhos. Apesar disso, o sistema não removeu o suporte para esses programas, e ainda permitirá que eles sejam baixados e utilizados se for preciso.

A informação sobre o Windows 10 Lean foi divulgada no Twitter por um usuário que aproveitou para compartilhar algumas capturas de tela:

Welcome to Windows 10 Lean/CloudE/S (once again?)
This new edition started shipping with this week’s Skip Ahead build (17650)
It seems to be heavily cut down, an x64 clean install is roughly 2 GB smaller than Pro
Its edition ID is 0xB7 which was missing from SDK headers pic.twitter.com/2Sn3SVXeZB

— Albacore ☁️ (@thebookisclosed) April 20, 2018

O Windows 10 Lean deverá ser liberado na Redstone 5, grande atualização do sistema que será liberada no segundo semestre. Atualmente, ela está disponível somente para usuários do programa Insider.

A Microsoft pode divulgar mais detalhes na conferência Build para desenvolvedores, marcada para maio.

Com informações: Windows CentralThe Verge.

Leia | Como baixar PUBG Lite [Requisitos Mínimos]

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.