Mozilla lança robô que usa IA para apresentar prós e contras de produtos

Fakespot Chat analisa páginas de lojas online para encontrar avaliações confiáveis e usá-las para tirar dúvidas de consumidores

Giovanni Santa Rosa
Por
Fakespot Chat
Fakespot Chat (Imagem: Divulgação/Mozilla)

A lista de robôs com inteligência artificial não para de crescer. O mais novo é o Fakespot Chat, da Mozilla. Ele promete ajudar consumidores a fazer compras. Graças à IA generativa, o chatbot consegue responder a perguntas sobre as características de um produto e apontar informações importantes, tomando avaliações confiáveis como base.

O Fakespot Chat é mais um produto da startup Fakespot, adquirida pela Mozilla no começo de 2023. A estreia foi com um sistema para pegar reviews falsos em lojas online. Ele funciona como extensão no Firefox e em outros navegadores, “corrigindo” as notas dos itens em grandes lojas e resumindo pontos positivos e negativos mencionados pelos usuários.

Agora, chegou a vez do primeiro modelo de linguagem em grande escala (LLM) da companhia. O Fakespot Chat funciona mais ou menos como um ChatGPT vendedor.

Ao abrir a página de um produto pelo Fakespot, é possível usar o robô para fazer perguntas sobre aquele item. A bateria dura bastante? A câmera é boa? O encosto desta cadeira é confortável?

O Fakespot Chat processa as avaliações legítimas e dá uma resposta em linguagem natural. Além disso, ele sugere perguntas relevantes para cada tipo de mercadoria.

Segundo a Mozilla, não é preciso criar uma conta ou compartilhar informações pessoais para usar o Fakespot Chat. A conversa com o robô é processada para ajudar outros consumidores, futuramente.

Por enquanto (e infelizmente), o Fakespot só funciona em inglês e em algumas poucas lojas dos EUA, como Amazon, Best Buy, Walmart e Sephora.

Google tem ferramenta para compras com IA

A iniciativa da Mozilla e da Fakespot não é a única a usar inteligência artificial para ajudar na hora das compras. Em maio de 2023, ao anunciar a integração da IA generativa à busca, o Google apresentou algumas possibilidades para pesquisar mercadorias usando linguagem natural.

Ao digitar “bicicleta boa para viagens de até 5 milhas com subidas”, por exemplo, o Google mostra alguns itens que se encaixam nesses critérios, além de dar dicas do que observar ao escolher um deles.

Com informações: TechCrunch, Mozilla

Receba mais sobre Mozilla Corporation na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados