Mozilla lança robô que usa IA para apresentar prós e contras de produtos
Fakespot Chat analisa páginas de lojas online para encontrar avaliações confiáveis e usá-las para tirar dúvidas de consumidores
Fakespot Chat analisa páginas de lojas online para encontrar avaliações confiáveis e usá-las para tirar dúvidas de consumidores
A lista de robôs com inteligência artificial não para de crescer. O mais novo é o Fakespot Chat, da Mozilla. Ele promete ajudar consumidores a fazer compras. Graças à IA generativa, o chatbot consegue responder a perguntas sobre as características de um produto e apontar informações importantes, tomando avaliações confiáveis como base.
O Fakespot Chat é mais um produto da startup Fakespot, adquirida pela Mozilla no começo de 2023. A estreia foi com um sistema para pegar reviews falsos em lojas online. Ele funciona como extensão no Firefox e em outros navegadores, “corrigindo” as notas dos itens em grandes lojas e resumindo pontos positivos e negativos mencionados pelos usuários.
Agora, chegou a vez do primeiro modelo de linguagem em grande escala (LLM) da companhia. O Fakespot Chat funciona mais ou menos como um ChatGPT vendedor.
Ao abrir a página de um produto pelo Fakespot, é possível usar o robô para fazer perguntas sobre aquele item. A bateria dura bastante? A câmera é boa? O encosto desta cadeira é confortável?
O Fakespot Chat processa as avaliações legítimas e dá uma resposta em linguagem natural. Além disso, ele sugere perguntas relevantes para cada tipo de mercadoria.
Segundo a Mozilla, não é preciso criar uma conta ou compartilhar informações pessoais para usar o Fakespot Chat. A conversa com o robô é processada para ajudar outros consumidores, futuramente.
Por enquanto (e infelizmente), o Fakespot só funciona em inglês e em algumas poucas lojas dos EUA, como Amazon, Best Buy, Walmart e Sephora.
A iniciativa da Mozilla e da Fakespot não é a única a usar inteligência artificial para ajudar na hora das compras. Em maio de 2023, ao anunciar a integração da IA generativa à busca, o Google apresentou algumas possibilidades para pesquisar mercadorias usando linguagem natural.
Ao digitar “bicicleta boa para viagens de até 5 milhas com subidas”, por exemplo, o Google mostra alguns itens que se encaixam nesses critérios, além de dar dicas do que observar ao escolher um deles.
Com informações: TechCrunch, Mozilla