Novo ícone do Twitter faz Edge disparar alerta de segurança

Recurso do navegador da Microsoft considera que troca de passarinho azul por letra X pode ser uma tentativa de enganar usuário

Giovanni Santa Rosa
Por
Logo do X (antigo Twitter)
Twitter virou X (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Nesta semana, Elon Musk mudou o nome do Twitter para X. A medida dividiu opiniões: muita gente gostou, muita gente detestou. Já o Microsoft Edge decidiu apenas fazer seu trabalho e encarar a novidade como um problema. Um recurso de segurança do navegador identificou o novo ícone da rede social como uma possível tentativa de fraude.

O Microsoft Edge tem um recurso de segurança que identifica quando um Progressive Web App (PWA) muda de ícone ou nome. A intenção é encontrar possíveis tentativas de golpe ou fraude e alertar os usuários para isso.

PWAs são aplicativos desenvolvidos com ferramentas web, mas que funcionam como programas nativos do sistema operacional. Navegadores feitos usando o Chromium como base (caso do Edge, do Chrome, do Brave e outros) conseguem instalar este tipo de app.

Se o usuário tem o Twitter instalado como PWA, o Edge emite um aviso com a seguinte mensagem, em tradução livre: “Confira a atualização de ícone. Se este app está tentando te enganar para que você pense que é um app diferente, desinstale-o”.

Recurso de segurança está no Edge e no Chrome desde 2021

A reação do navegador da Microsoft acontece porque o passarinho azul do Twitter foi substituído pela letra X em um fundo preto.

Um aplicativo web mal-intencionado, por exemplo, poderia usar a troca para se disfarçar de legítimo e roubar dados.

Teoricamente, o Chrome também deveria emitir avisos nestas circunstâncias, mas, até agora, só houve relatos desse tipo no Edge.

Este recurso de segurança existe desde 2021 nos dois navegadores. Inicialmente, ele era opcional e precisava ser ativado na página Flags, de recursos experimentais, mas passou a funcionar por padrão.

Seja como for, fique tranquilo: caso este aviso apareça para você, é só clicar em OK. O Twitter agora se chama X e não tem mais o passarinho azul, mas não está tentando te enganar.

Twitter mudou de nome para se tornar um super app

No domingo (23), Elon Musk, dono do Twitter, anunciou a mudança de nome da rede social, que passou a se chamar X. A ideia é transformá-lo em um “app para tudo”, incluindo pagamentos e serviços bancários.

A troca já era, de certa forma, esperada. Em abril, a empresa Twitter, Inc. deixou de existir. A rede social passou a ser administrada pela X Corp. E Musk já falava em criar um super app em outubro de 2022, logo após concretizar a compra da plataforma.

O novo nome, porém, pode causar problemas legais para a empresa. Como aponta a Reuters, Meta, Microsoft e outras empresas têm o X como marca registrada.

Com informações: Bleeping Computer

Relacionados