Nvidia está mais perto de lançar uma CPU para PCs

Jensen Huang, CEO da Nvidia, dá a entender que companhia planeja lançar uma CPU com arquitetura Arm para PCs em um futuro próximo

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 13:34
Resumo
  • A Nvidia pode lançar uma CPU baseada em arquitetura Arm para PCs, em parceria com a MediaTek.
  • Jensen Huang, CEO da Nvidia, não deu detalhes sobre essa CPU ser direcionada ao segmento de PCs, mas reforçou que existem “planos”.
  • Na CES 2025, a Nvidia anunciou o supercomputador para IA Project Digits, visto como um primeiro passo.
  • Caso realmente ocorra, a empresa entraria em confronto direto com a Qualcomm no mercado de CPUs Arm para PCs, com potencial foco no segmento profissional.

E se você tivesse um PC com CPU da Nvidia, em vez de um chip Intel ou AMD? Essa possibilidade não está longe de se tornar real. Na esteira da CES 2025, Jensen Huang, CEO da Nvidia, deu a entender que a companhia tem planos para uma CPU baseada na arquitetura Arm voltada justamente a PCs.

Embora ainda não haja nenhum anúncio oficial a respeito, os primeiros passos para isso já foram dados. Na CES 2025, a Nvidia anunciou o supercomputador para IA Project Digits. O equipamento é baseado em um chip desenvolvido pela Nvidia em parceria com a MediaTek.

O tal chip foi batizado como Nvidia GB10 Grace Blackwell Superchip. Ele conta com uma GPU Blackwell com núcleos Cuda e Tensor, o que faz sentido, afinal, esse é um tipo de tecnologia que a Nvidia domina.

Mas o GB10 também conta com uma CPU de 20 núcleos e arquitetura Arm. É neste ponto que a história começa a ficar mais interessante. Apesar de ser fruto de uma parceria com a MediaTek, esse chip pode ser um passo verdadeiro da Nvidia rumo ao segmento de CPUs para PCs.

Durante uma apresentação para investidores, Huang explicou que a Nvidia escolheu a MediaTek como parceira para o projeto de uma CPU otimizada para eficiência energética e passível de ser produzida em larga escala. Esse é um forte sinal de que a Nvidia tem planos consistentes para esse chip.

O executivo não explicou se essa CPU será direcionada ao segmento de PCs, mas, quando questionado a respeito, reforçou “você sabe, obviamente temos planos [para isso]”.

Nvidia brigaria diretamente com a Qualcomm

Se realmente ingressar no mercado de CPUs para PCs, a Nvidia terá como principal rival a Qualcomm, e não exatamente a Intel e a AMD. Isso porque a Qualcomm já tem chips de arquitetura Arm voltados a PCs. Na CES 2025, a companhia chegou a anunciar um Snapdragon X para computadores mais acessíveis.

Um detalhe interessante é que Huang reconheceu que até a MediaTek pode lançar uma CPU de arquitetura Arm para PCs, por conta própria. Faria sentido. A MediaTek poderia direcionar seus chips ao segmento doméstico, enquanto a Nvidia focaria seus esforços nos segmentos profissionais, como já vem fazendo.

O Project Digits é um bom exemplo disso. Apesar de ter o tamanho de um Mac Mini, a novidade é um supercomputador direcionado a projetos de inteligência artificial. Não por acaso, o seu preço inicial gira em torno dos US$ 3.000 (R$ 18.270).

Por ora, tudo está no campo das especulações. De todo modo, os próximos meses prometem ser interessantes. Huang deixou expectativas no ar.

Enquanto isso, as rivais da Nvidia seguem o seu caminho. Aproveitando a CES 2025:

Com informações da Reuters

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.