Galaxy S24 vem aí: saiba o que esperar do Galaxy AI

Samsung realiza o evento Unpacked nos Estados Unidos. São esperados três novos celulares e mais ferramentas de inteligência artificial.

Thássius Veloso
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Galaxy S24 Ultra visto de perto (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O lançamento do Samsung Galaxy S24 está marcado para 17 de janeiro, com destaque para a integração de inteligência artificial generativa diretamente no smartphone.
  • Ferramentas inovadoras incluiriam um navegador inteligente capaz de resumir conteúdos de páginas web.
  • Também estão previstos recursos como a conversão de vídeos em slow motion, a tradução automática em chamadas de voz, e resumo de conteúdo no Samsung Notes.

A Samsung confirmou que o lançamento do Galaxy S24 será em 17 de janeiro, no primeiro evento Unpacked do ano. O convite virtual fala em Galaxy AI, a suposta inteligência artificial do Galaxy. A gigante sul-coreana até tenta guardar o segredo, mas algumas pistas dão conta de como deve ser a próxima linha de celulares.

Depois de anos evoluindo o hardware dos smartphones, parece que a Samsung agora irá apostar no hype da vez: a inteligência artificial generativa. Os novos recursos estariam embarcados diretamente no telefone, para que o consumidor tenha uma experiência veloz no uso de ferramentas de IA.

Loja brasileira se antecipa e divulga Galaxy S24 Ultra (Imagem: Reprodução)
Loja brasileira se antecipa e divulga Galaxy S24 Ultra (Imagem: Reprodução)

Navegador inteligente

O que esperar? Para começo de conversa, uma navegação assistida de internet. O navegador ficaria mais inteligente, capaz de resumir e de destacar os trechos relevantes de uma página da web. Para chegar neste resultado é necessário processamento local, no próprio telefone, a fim de compreender o que está escrito na matéria.

Usuários do aplicativo de notícias Artifact sabem mais ou menos como isso acontece. Ele funciona como um agregador do conteúdo de diversos sites, aos moldes do Feedly. A depender do assunto da matéria, a própria IA reescreve seu título para que seja algo mais informativo.

Ao abrir a matéria, a pessoa ainda pode tocar no botão que gera um resumo daquele conteúdo. Normalmente são três ou quatro tópicos com o que há de mais importante do ponto de vista jornalístico.

Prints lado a lado do app Artifact no celular
Aplicativo Artifact reescreve títulos de notícias e fornece resumos (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

De acordo com um informante, o recurso por ora apelidado de Browsing Assist AI traria esta mesma tecnologia para o Galaxy S24, o Galaxy S24 Plus e o Galaxy S24 Ultra.

Além disso, o futuro smartphone da Samsung também teria uma galeria turbinada, capaz de converter vídeos em velocidade normal em conteúdos com slow motion (sem necessidade de apps de terceiros).

Tradução simultânea das ligações

Rumores recentes também falam em tradução automática e em tempo real das chamadas de voz, algo que não se vê nos aplicativos de telefone atuais. Ou ainda a função de resumo de conteúdo embarcada no aplicativo Samsung Notes, que marca presença nos smartphones da empresa.

Para tanto, a expectativa é de que a Samsung anuncie a One UI 6.1 no primeiro Unpacked de 2024. Conforme mencionamos acima, o evento será em 17 de janeiro, com início às 15h (horário de Brasília). Eu estarei em San José, nos Estados Unidos, para a cobertura completa junto com o time do Tecnoblog.

Com informações: Ahmed Qwaider e SamMobile

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados