OpenAI: cofundador da Twitch será o novo CEO interino

Emmett Shear é o terceiro nome a assumir a liderança da empresa de inteligência artificial em três dias. Conheça os planos do executivo

Lupa Charleaux
Por
Emmet Shear é o novo CEO interino da Open AI
Emmet Shear ajudou a fundar a Justin.TV, que mais tarde se tornou a Twitch (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Emmett Shear, cofundador da Twitch, será o novo CEO interino da empresa de inteligência artificial OpenAI. O executivo substitui a diretora de tecnologia Mira Murati, que assumiu temporariamente o posto de liderança após a surpreendente demissão de Sam Altman.

O anúncio da chegada de Shear foi revelada nesta segunda-feira (20), poucas horas após a Microsoft confirmar a contratação de Altman e do cofundador da OpenAI Greg Brockman. O novo executivo assume a companhia em um momento delicado, visto que vários colaboradores discordam da decisão do conselho em demitir o antigo CEO.

“Hoje recebi uma ligação me convidando a considerar uma oportunidade única: ser o CEO interino da OpenAI. Após consultar minha família e refletir sobre isso por apenas algumas horas, eu aceitei”, disse Shear em uma longa publicação no X (antigo Twitter).

O executivo diz que deixou o cargo de CEO da Twitch no começo deste ano para passar mais tempo com o filho, que hoje possui 9 meses. Entretanto, ele decidiu aceitar a oportunidade por acreditar que a OpenAI é “uma das empresas mais importantes que existem atualmente”.

“Quando o conselho compartilhou a situação e me pediu para assumir a função, não tomei a decisão levianamente. Senti que tinha o dever de ajudar, se pudesse”, justificou Shear.

Para mais, o CEO interino reforçou que a parceria com a Microsoft segue viva apesar da ida de Altman e Brockman para a Gigante de Redmond. A big tech detém 49% da empresa de IA, além de ser fornecedora exclusiva de serviços na nuvem para a criadora do ChatGPT.

Emmet Shear durante palestra no Manifest 2023
Shear promete realizar uma investigação sobre a demissão do antigo CEO Sam Altman (Imagem: Nikita Sokolsky/Wikimedia Commons)

Contornando o momento turbulento da OpenAI

Shear cita que a OpenAI tem colaboradores “extremamente impressionantes” e dedicados à missão da empresa. O executivo afirma que a saída repentina de Altman não foi tratada da forma correta e isso afetou seriamente a confiança do grupo.

Então, o CEO interino se comprometeu a contratar uma empresa independente para investigar o processo que levou à demissão de Altman. Além disso, ele planeja reformular as equipes de gestão e liderança nos próximos 30 dias e promover possíveis demissões de executivos e funcionários insatisfeitos.

“A estabilidade e o sucesso da OpenAI são importantes demais para permitir que turbulências os perturbem desta forma. Procurarei abordar as principais preocupações. Embora, em muitos casos, acredite que possa demorar mais de um mês para alcançar verdadeiros progressos”, comentou Shear.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre OpenAI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados